Publicada Terça-feira, 09/09/2008
Parceria
Sindicato de Teresina se soma aos parceiros do Movimento Solidário
O Movimento Solidário da Fenae celebra neste mês de setembro uma parceria especial com o Sindicato dos Comerciários de Teresina. A entidade vai colaborar no transporte de materiais doados para o projeto entre Teresina - Parnaíba - Caraúbas do Piauí, complementando a parceria com a empresa Pontual Cargas, que já transporta as doações entre as capitais do país.

O coordenador do Sindicato dos Comerciários de Teresina, Francisco Célio Costa, revela que já visitou Caraúbas do Piauí por algumas vezes. Segundo ele, Caraúbas era caracterizada como uma típica cidade do interior do estado, marcada quase que exclusivamente pelo trabalho agrícola, jovens e adultos sem qualquer amparo social, como também sem qualquer perspectiva de futuro. Célio Costa ressalta: “Após a chegada do projeto da Fenae, houve uma transformação na realidade local. Isso demonstra que as pessoas daquela localidade, como a de qualquer outra, necessitam de apenas uma iniciativa como esta”.

O Sindicato vem desenvolvendo projetos sociais nos últimos dez anos e criou a Fundação dos Comerciários de Teresina para administrar a área social, que já conta com clube social, espaço cultural, colônia de férias no litoral, laboratório de informática, curso de língua inglesa, clínica médica e pré-vestibular. Todos os serviços são abertos à comunidade, tendo parcerias com diversas entidades sociais. Além dos serviços, colaboramos com o Projeto Casa Brasil, na cidade de Parnaíba (PI), com serviços tecnológicos, educação e cultura.

Na avaliação de Francisco Célio Costa, “a Fenae representa uma grande ferramenta na construção da cidadania no país. Quanto a atuação em Caraúbas, os serviços ofertados contribuíram de forma concreta no comportamento dos moradores. Hoje, já é visível uma nova perspectiva no olhar de cada um”. As expectativas de Francisco com relação ao projeto são as melhores possíveis: “Acredito na qualidade, determinação e sensibilidade da Fenae na construção de um novo modelo de relacionamento com as comunidades mais carentes”.

Movimento

O Movimento Solidário foi criado pelo Comitê de Responsabilidade Social da Fenae em 2005 e tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento econômico e social de uma cidade que enfrenta grandes dificuldades. A proposta é articular parcerias com empresas privadas, governo e organizações da sociedade civil com o objetivo de contribuir para desenvolvimento social daquela região. Além do Sindicato dos Comerciários de Teresina, o Movimento mantém parceria com os seguintes órgãos: Caixa, Caixa Seguros, Moradia e Cidadania, governo municipal de Caraúbas do Piauí, governo estadual do Piauí, governo Federal (Gesac e Casa Brasil), Pontual Cargas, Unitech, Funcef e Singer.

Fonte: Movimento Solidario-FENAE