Publicada Quinta-feira, 04/09/2008
Parnaiba
Vídeo produzido pelo Casa Brasil será exibido em cinemas de Teresina (PI)
Documentário, produzido pelo Casa Brasil Catavento, conta história dos moradores bairro Vila São Vicente de Paula, onde está instalada uma unidade do projeto.

"Uma mostra da realidade cotidiana das famílias do bairro São Vicente de Paulo, contada pelos próprios moradores da comunidade". Esta é a apresentação e um dos objetivos do documentário Cataventos, dirigido por Edivan França, coordenador do Laboratório Multimídia da unidade Casa Brasil Parnaíba (PI) e Jacy Luiz Membro do Conselho Gestor da Unidade. O vídeo de 23 minutos produzido em parceria com a Tecnoword e a Anjo Torto Produções está disponível no Youtube, no link http://www.youtube.com/watch?v=cw9y2qMadYs. A partir do dia 15 de setembro, ele ganha uma nova edição de cinco minutos para ser exibido antes de todas as sessões de cinema do Teresina Shopping, na capital do Piauí.

Responsável pelo documentário, Edivan afirma que a idéia inicial do vídeo era fazer com que a comunidade contasse a sua própria história, revelando suas origens, seu cotidiano e o que eles pensam sobre o futuro. Denise Alencar, representante do projeto Casa Brasil no estado, conta que havia também a idéia de mostrar como era a comunidade antes da instalação do Casa Brasil para avaliar as mudanças ocorridas a partir da implementação do projeto. "A idéia agora é fazer um novo documentário, justamente enfatizando as transformações e os impactos na vida da população com a chegada do Casa Brasil. Devemos começar a produzir esse novo vídeo daqui a um mês".

Impactos - Bem antes da possibilidade do vídeo ser exibido ao grande público, as famílias tiveram a oportunidade de assistirem diversas sessões promovidas pelo Casa Brasil na própria comunidade. "Todo mundo achou maravilhoso poder ver a própria realidade de outra forma. Todos viam o bairro como um bairro de criminosos e o vídeo mostrou a todos os valores, o resgate cultural e a cidadania que estavam presentes ali", ressalta Edivan. Ele afirma que após a exibição do vídeo, outros projetos surgiram na região. "Não temos como saber se realmente foi assim, mas parece que o prefeito mostrou o vídeo a um deputado federal, que conseguiu aprovar recursos do PAC pra cá", comemora.

Edivan acredita que a instalação do Casa Brasil na comunidade trouxe benefícios principalmente para os jovens. "Temos relato de professores dizendo que a média escolar melhorou, porque as tarefas e pesquisas escolares podem agora ser feitas no Telecentro. A auto-estima dos adolescentes também foi transformada. Eles agora não tem vergonha de dizer que moram aqui. Pelo contrário, sentem orgulho". De acordo com Edivan, o sucesso do projeto também se deve a parcerias com outras iniciativas como o Programa de Erradicação do Trabalho Infanti (Peti) e o Centro de Referencia da Assistência Social.

De acordo com Denise Alencar, o Sindicato dos Comerciários, entidade conveniada do Casa Brasil em Parnaíba, realizou uma série de parcerias de responsabilidade social com o Teresina Shopping. O documentário entrou como uma das propostas e a contrapartida será a veiculação da logomarca do Shopping no site da entidade.

Fonte: casabrasilphb.blogspot.com/