Publicada Terça-feira, 25/11/2008
Sindicato
Trabalhadores apresentam propostas para enfrentar a crise, diz Gilberto Paixão
Preocupados com a crise financeira mundial e suas conseqüências na vida dos trabalhadores, as centrais sindicais elaboraram um documento dirigido ao governo, em que pontuam uma série de propostas concretas para fazer frente a esta crise que começa a afetar o país. A declaração é do secretário-geral do Sindicato dos Comerciários de Teresina, Gilberto Paixão, que representa os trabalhadores do comércio na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contrac’s), eleito este mês de novembro como secretário nacional de Organização da entidade.

Segundo Paixão, o documento analisa o crescimento da economia brasileira nos últimos cinco anos, com a política de valorização do salário mínimo, a transferência de renda do Programa Bolsa Família, o fim das privatizações, o avanço do crédito, do crédito consignado, o investimento em infra-estrutura com o PAC, fazendo sérias e duras críticas ao ganho fácil e a mega especulação, que originou a crise americana e se espalhou pelo resto do mundo. “Há perspectivas da desaceleração do ritmo do crescimento. Muitas empresas estão cortando os investimento, anunciando férias coletivas e demissões. O setor produtivo não está sendo priorizado”, disse Paixão.

De acordo com o sindicalista piauiense, os trabalhadores estão propondo ao governo Lula o resgate da Agenda do Desenvolvimento, apresentada no ano passado, que tem como prioridade absoluta medidas voltadas para geração de emprego e renda, para se preservar o caminho do crescimento da economia. “O movimento sindical acredita que são necessárias medidas complementares de contrapartidas sociais que visem à proteção dos trabalhadores e da população pobre”, disse Paixão.

Conforme Gilberto Paixão, no âmbito do Legislativo, o documento destaca a aprovação, pela comissão especial, da reforma tributária; a aprovação, pelo Senado, da MP 440/08; o lançamento da frente parlamentar em defesa do piso salarial dos professores do ensino público; e da aprovação de projeto, que amplia obrigatoriamente a licença-maternidade para seis meses; e a aprovação, pela Câmara, de projeto que cria cotas para negros nas universidades públicas.

“No documento destacam-se ainda o anúncio, pelo IBGE, que o desemprego caiu em outubro; a cassação do mandato do governador da Paraíba Cássio Cunha Lima (PSDB), pelo TSE; o balanço do MTE sobre o trabalho do Grupo Móvel de combate ao trabalho escravo; e a devolução, pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, da MP  que trata da regulamentação das entidades filantrópicas”, disse Gilberto Paixão.

Paixão disse ainda que o documento das centrais sindicais com as propostas dos trabalhadores foi entregue ao ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, na semana passada e será entregue ao presidente Lula nesta quarta-feira (26) e que no dia 3 de dezembro, em Brasília, acontece a 5 ª Marcha da Classe Trabalhadora, com a participação de  caravanas de trabalhadores piauienses.