Publicada Quarta-Feira, 21/01/2009
Pelo emprego
Trabalhadores se mobilizarão em defesa do emprego e salários, afirma Paixão
O secretário-geral do Sindicato dos Comerciários de Teresina, Gilberto Paixão, afirmou que os trabalhadores do Piauí, como de todo país, estarão se mobilizando em defesa dos direitos, da redução da jornada de trabalho, sem redução dos salários.

“Setores do empresariado nacional estão aproveitando a crise para colocar em debate a redução temporária da jornada com a redução de salário, como forma de enfrentar a crise e salvar os empregos. Os trabalhadores não podem pagar pela crise, provocada pela ganância dos grandes empresários”, disse Paixão, afirmando que, quando a situação é de grandes e imensos lucros, estes empresários nunca repartiram o bolo com os trabalhadores.

De com acordo com o sindicalista, o que deve ser colocado em debate é alternativa de defesa dos empregos da classe trabalhadora.  Uma delas é o estabelecimento de redução da carga tributária com a contrapartida de garantia do emprego, como forma de atravessar o período mais turbulento da crise e a  redução drástica de juros e o fim do superávit fiscal.

“Defendemos a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução dos salários e limitação das horas extras conforme proposta da CUT e ampliação das políticas de geração de emprego no setor privado e no setor público, especialmente para os segmentos mais vulneráveis, a exemplo das mulheres e da população negra, além do fortalecimento da agricultura”, acrescentou Gilberto Paixão.

Paixão afirmou que a audiência que os sindicalistas tiveram com o presidente Lula foi positiva. Lula garantiu que o salário mínimo vai valer R$ 465,00 a partir do dia 1º de fevereiro, um aumento real de 5,7%. “Ao propor redução temporária de tributos nos três níveis de governo em troca de garantia de emprego, a CUT foi informada por Lula de que ele marcará uma reunião com prefeitos e governadores no início de fevereiro para encaminhar a defender a proposta, que em sua avaliação é positiva e será eficaz”, disse Paixão.