Publicada Sexta-feira, 23/05/2008
Mobilização
Dia 28: pela redução da jornada
No dia 28 de maio, a classe trabalhadora volta às ruas em mais um Dia Nacional de Mobilização e Luta! De Norte a Sul do país, trabalhadores e trabalhadoras representando os mais diversos ramos e categorias estarão mobilizados em defesa da Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salário e pela ratificação das Convenções 151 e 158 da OIT – Organização Internacional do Trabalho.

"Começamos a intensificar os preparativos para o 28 de maio, Dia Nacional de Mobilização e Luta pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário. Mais do que nunca, nesta reta final, cresce o papel de cada dirigente de CUT estadual, Ramo, Federação e Sindicato, pois o que está em jogo é a divisão dos frutos do crescimento econômico, do ganho fantástico de produtividade conseguido pelos empresários, com o conjunto da classe trabalhadora. A hora é de unidade na ação, de mobilização e conquista". Com esta afirmação, o secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores, Quintino Severo, conclamou a todos os companheiros e companheiras para fazerem um esforço adicional nos dias que antecedem mais uma manifestação de unidade do conjunto das centrais por avanços e conquistas.

"Da mesma forma que em 1988 conseguimos a redução da jornada para 44 horas semanais, lutamos para conquistar as 40 horas de jornada constitucional, que nos permitirá mais tempo para o lazer, o convívio familiar e o estudo. Isso representa mais qualidade de vida, mais saúde e segurança no trabalho. Existe um sentimento crescente, que se espalha pela sociedade, de que esta é uma questão de justiça com quem constrói o país. Durante a coleta de abaixo-assinados em favor da medida pudemos sentir isso. Esta solidariedade, esta compreensão e apoio são um elemento essencial para que saiamos vitoriosos desta mobilização para sensibilizar o Congresso Nacional", acrescentou.

O dirigente cutista lembrou ainda que é muito importante que o conjunto da militância se some às panfletagens do dia 27, antecipando o Dia Nacional de Mobilização com farta distribuição de material para esclarecer as razões das assembléias, passeatas e paralisações que ocorrerão em apoio à medida. "Para o dia 29, estamos organizando uma delegação para entregar ao Congresso as centenas de milhares de assinaturas que estamos colhendo", frisou.

Redução da Jornada de Trabalho: de 44 para 40 horas semanais. Além de gerar mais de dois milhões de empregos, gera saúde e qualidade de vida, já que possibilita ao trabalhador e à trabalhadora, mais tempo para o estudo, lazer, descanso e convívio familiar.

Ratificação da Convenção 151: estabelece o direito à negociação coletiva no serviço público. Contribuirá para a valorização dos serviços públicos, alvo do desprezo e do abandono de políticas neoliberais de sucateamento e privatizações.

Ratificação da Convenção 158: coíbe a demissão sem justa causa, pois estabelece critérios, pondo freio ao desrespeito e à total insegurança vigentes, onde o funcionário é jogado no olho da rua ao bel-prazer do empregador.

Fonte: CUT