Publicada Quarta-Feira, 17/06/2009
Processo
Pão de Açúcar paga quase R$ 1 milhão a trabalhadores
Após quase sete anos na Justiça, o Sindicato dos Comerciários de Teresina ganha novamente ação contra o Pão de Açúcar.

Desta vez, o Pão de Açúcar se negou a fornecer o tíquete refeição no período de novembro de 2002 a outubro de 2003, como a Justiça havia determinado, mas a administração regional do supermercado desobedeceu, alegando que já fornecia alimentação para os trabalhadores.

Depois de transitado em julgado, saiu a sentença no mês de abril. O Pão de Açúcar foi obrigado a pagar R$ 832 mil aos trabalhadores e trabalhadoras. São 297 trabalhadores e trabalhadoras que receberão os valores dos tíquetes refeição corrigidos, que varia entre R$ 700,00 a R$ 7.201,00.

Na primeira vitória dos trabalhadores, o Pão de Açúcar desembolsou R$ 600 mil pelo descumprimento da Convenção Coletiva em virtude de abrir as lojas aos domingos sem autorização dos órgãos trabalhistas.

Em virtude da má gestão da administração regional do Pão de Açúcar no Piauí, que explora, humilha,  agride o ser humano,  desrespeita a população e a justiça, muitos trabalhadores e trabalhadoras sofrem de problemas graves de saúde, principalmente na área psicológica.

As outras grandes redes de supermercados que atuam de Teresina também estão sendo alvos de ações judiciais, cobrando direitos conquistados pelos trabalhadores e negados pelas empresas. O Sindicato dos Comerciários vai continuar cobrando na Justiça os direitos da categoria.