Publicada Quarta-Feira, 24/06/2009
Jornada de trabalho
Redução da jornada sem redução de salários: luta incessante por vida digna
Reduzir a jornada de trabalho sem reduzir salários é uma questão de dignidade para os trabalhadores(as) brasileiros(as).

No fim do século passado imaginou-se que as tecnologias liberariam o ser humano de tanto trabalho e todos(as) teriam mais tempo livre para a família, para o descanso, para o lazer, para os estudos e para a qualificação profissional. Mas não foi o que aconteceu. Ao contrário, o dia a dia ficou muito mais corrido e cada vez se trabalha mais.

O celular, por exemplo, abre a possibilidade de trabalho 24 horas, porque as pessoas estão conectadas o tempo todo, destaca o economista, professor universitário e presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) Marcio Pochmann.

Na verdade, há muito tempo trabalha-se muito mais que a jornada estabelecida em lei, especialmente quando se fala dos trabalhadores(as) no comércio e serviços, que chegam a trabalhar quase 60 horas semanais e das mulheres trabalhadoras que enfrentam tripla jornada.

As conseqüências de tamanha exploração já são vistas principalmente no número de trabalhadores(as) doentes do ponto de vista físico e emocional.

Excesso de trabalho causa dezenas de problemas, entre eles estresse – que por si só já causa uma série de doenças -, depressão, acidentes de trabalho, desgaste físico e mental, problemas de coluna, de circulação, Lesões por Esforços Repetitivos (LER/DORT), problemas familiares, impossibilidade de estudar e progredir na carreira e muito mais.

Diante dessa situação, precisamos lutar cada vez mais para a redução da jornada de trabalho sem redução de salários, pela limitação das horas extras, pelo fim do banco de horas, pelo fim do trabalho aos domingos e feriados – terrível algoz dos trabalhadores no ramo de comércio e serviços.

O Dieese realizou estudos e concluiu: a redução da jornada deve gerar mais de 2 milhões de empregos em todo país e quase 570 mil só no ramo de comércio e serviços.

A redução da jornada é uma questão de justiça aos trabalhadores que enfrentam jornadas exaustivas e perigosas à saúde.

É essencial estarmos mobilizados e prontos para essa luta tão importante para a classe trabalhadora e para a sociedade brasileira.

A Contracs/CUT e as entidades filiadas estão e continuarão engajadas nessa luta para garantir o direito de todos e todas por trabalho e vida decente.

Fonte: Contracs