Publicada Sexta-feira, 03/07/2009
Preconceito
Pernambucanas é condenada a pagar indenização por discriminar funcionário gay
A loja de departamento Casas Pernambucanas terá de pagar uma indenização de R$ 23.500 por danos morais a um ex-funcionário. João Vitor de Aguiar trabalhou na empresa por mais de cinco anos, entre 2003 e 2008, e contou ao G Online que, desde 2006, vinha sofrendo preconceito por ser homossexual assumido.

Vitor conta ter sido, diversas vezes, vítima de homofobia de alguns superiores. “Meu superiores faziam chacota em reuniões. Disseram algumas vezes coisas do tipo: ‘Agora vai falar o João Vitor, o mais macho da regional e o que aguenta tudo por trás’”.

O jovem contou ainda que a situação ficou tão insuportável que teve de ser afastado por 10 dias por motivo de saúde e quando voltou, as coisas pioraram. “Como era coordenador de uma das lojas, tinha mais de vinte senhas para acessar os computadores. Quando voltei de licença não tinha mais nenhuma”. Por conta disso, ele ficou meses ocioso e sem uma função determinada.

Segundo o relatório do processo, a empresa nega as acusações e alega que as senhas não foram retiradas de João Vitor e de outro funcionário “por motivo de alteração de sua política interna”. Mesmo assim, a juíza responsável pelo caso, Mariza dos Santos, entendeu que, de acordo com seu relato, testemunhas e provas por e-mail, houve preconceito e discriminação contra João Vitor.

Fonte: G online