Publicada Sexta-feira, 20/01/2017

Seminário sobre contas inativas do FGTS movimenta classe trabalhadora de Teresina
O seminário foi realizado no auditório do Centroi de Artesanato Mestre Dezinho, na quinta-feira, dia 19 de janeiro de 2017.

O seminário “A reforma do FGTS e como sacar as contas inativas” foi um sucesso de público e de participação. Com o auditório do Centro de Artesanato lotado na noite desta quinta-feira (19), o seminário foi marcado pela presença maciça da classe trabalhadora, por diversas entidades do movimento sindical e social.

O saldo positivo do seminário, segundo os organizadores, foi a conscientização que o trabalhador precisa reagir contra a retirada de direitos da classe trabalhadora. Este foi o recado dado pelo presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB-PI, Marcelo Mascarenhas, que falou sobre a conjunta nacional e pelo membro do Conselho Curador do FGTS, Cláudio a Silva Gomes, que falou sobre o FGTS e a Previdência.

Os dois palestrantes foram unânimes em afirmar que o ano de 2017 será bem pior que 2016 para a população brasileira, em especial para a classe trabalhadora. Eles vislumbram um cenário desastroso, onde o governo Temer, o Congresso e o judiciário vão aprofundar ainda mais o golpe contra a democracia e contra a classe trabalhadora.

A única saída, segundo os palestrantes, é lutar por seus direitos, participando de debates, protestando nas ruas, conscientizando os companheiros nos locais de trabalho e buscando informações nos sindicatos.
O secretário geral do Sindicato dos Comerciários de Teresina, Gilberto Paixão, parabenizou os organizadores pela iniciativa e afirmou que um dos mais importantes eventos para a classe trabalhadora. “O momento é de lutar contra a retirada de direitos e por mais empregos”, disse.

“Foi um sucesso de participação e de conhecimento sobre o FGTS. Os trabalhadores saíram entusiasmados com as informações. Vamos continuar organizando eventos desta natureza, que esclareça e forme opiniões sobre o atual momento que estamos vivendo no país”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção (SITRICOM), Carlos Magno.

Para o diretor do SITRICOM, José Gomes, o mais importante é a informação e o papel dos sindicatos é manter seus filiados bem informados do que está acontecendo para que possam tirar suas conclusões, reagir nas ruas e participar dos debates.

Cláudio da Silva Gomes afirmou que o saque das contas inativas, neste momento, é importante, pois vai beneficiar os trabalhadores, mas afirmou que não se sabe quando será liberado, de verdade. “Ainda é preciso esperar pelas informações oficiais sobre quando o trabalhador poderá realmente sacar o dinheiro destas contas”, afirmou.

O seminário “A reforma do FGTS : como o trabalhador pode sacar as contas inativas” foi promovido pelos sindicatos dos Comerciários de Teresina, Construção Civil (SITRICOM) e Rodoviários (SINTETRO).