Publicada Segunda-feira, 23/01/2017

Nupevid amplia políticas de enfrentamento à violência contra a mulher para 2017

Com o objetivo de integrar e ampliar as políticas públicas no enfrentamento da violência contra às mulheres, o Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), por meio da 10ª Promotoria de Justiça, firmou parceria com o Sindicato dos Comerciários de Teresina (Sindcom), para o desenvolvimento de ações conjuntas entre as instituições. Entre os compromissos firmados com a parceria estão a unificação de estratégias e ações, a promoção da conscientização sobre as questões de gênero, entre outras iniciativas, que possibilitem o combate e enfrentamento à violência contra a mulher.

Na oportunidade, a promotora Amparo Paz, da 10ª Promotoria de Justiça, ressaltou a importância do termo de cooperação técnica com o Sindcom, que possui mais de 20 mil associados. “Essa parceria reforça a confiança no trabalho que o Nupevid vem desenvolvendo. Esse reconhecimento fortalece a luta diária que exercemos, mostrando para a população que a violência contra a mulher existe e que deve ser combatida. Para ampliar a igualdade de gênero e, também, o enfrentamento a todo tipo de violência contra a mulher, é necessário que diversos segmentos da sociedade assumam também esta responsabilidade”, pontua Amparo. A primeira secretária de Mulheres do Sindcom, Socorro Cruz, também salienta a importância do trabalho integrado no enfrentamento à violência de gênero. “Boas iniciativas e excelentes projetos, como o desenvolvido pelo Nupevid, precisam ser exaltados e copiados. Queremos mobilizar nossa categoria para as ações conjuntas que vamos desenvolver com o Nupevid em 2017. Ao tempo que todos se envolvem em prol da mesma causa é evidente que haverá uma mudança em nosso cenário social”, destaca Socorro.

A violência contra as mulheres pode atingi-las em diferentes espaços, como a violência institucional. Deste modo, o Nupevid tem fortalecido sua rede de enfrentamento a esse tipo de violência, onde dispõe de parcerias com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag), Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sitricom), com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI