Publicada Quarta-Feira, 08/03/2017

Manifestações marcaram o 8 de março, veja o vídeo:
Em todo o Brasil as mulheres saíram às ruas em alusão ao Dia Internacional da Mulher com protestos contra Reforma da Previdência.

Na capital teresinense, o movimento aconteceu na manhã desta quarta-feira (8) na Praça do Fripisa. Organizada pela CUT-PI e em parceria com entidades dos movimentos sindical e feminista, o ato foi tomando forma e ocupou as ruas do centro em caminhada.

Foram diversos manifestos expressos em cartazes, faixas e falas, em carro de som, revezadas pelas mulheres das entidades. Este ano, além das pautas já citadas como fim da violência de gênero e pela legalização e descriminalização do aborto, o foco foi na defesa da aposentadoria, contra a Reforma da Previdência.

Para as comerciárias, esta data ainda não é um dia para ser festejada como deveria ser. De acordo com a secretária de Mulheres do Sindicato, Socorro Cruz , a data vem a reforçar a luta das trabalhadoras e envolver a sociedade para defender os direitos já conquistados ao longo dos anos.

“A reforma da previdência retira completamente nossos direitos a partir do momento que se eleva o tempo para aposentadoria. É fato que nossa jornada é bem mais extensa e com a reforma aprovada ficará inviável a maioria das mulheres se beneficiar desse direito”, informa Socorro Cruz.

O ato percorreu as ruas do centro e seguiu em direção a Prefeitura de Teresina. Na oportunidade, as comerciárias cobraram do prefeito agilidade na abertura das creches para as mães comerciárias. No intuito de reforçar as políticas públicas para as mulheres, um grupo de mulheres realizou uma encenação teatral que trata da dura realidade da violência domestica.

“Este ano é um ano de luta nas ruas. Estamos só iniciando nossos manifestos e a importância das mulheres neste movimento é imprescindível”, conclui Socorro.

Veja vídeo do ato