Teresina, 16 de Agosto de 2017

Publicada Segunda-feira, 27/03/2017
Prefeitura diz: creche que beneficiará comerciárias só será entregue no segundo semestre

Reforma do local iniciou em fevereiro de 2016 e tinha previsão de conclusão de três meses e meio. Mais de um ano depois, a obra continua em andamento no Centro de Teresina

A creche que deve atender os filhos de comerciárias que trabalham no Centro de Teresina estava prevista para ser entregue no primeiro semestre de 2016. No entanto, com o atraso da obra, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) informa que a creche só deve ser entregue no mês de agosto. Enquanto isso, as comerciárias cobram o serviço da Prefeitura. O Centro Municipal de Educação Infantil está sendo construído na Rua Simplício Mendes, no Centro da cidade.

De acordo com a secretária de Comunicação do Sindicato dos Comerciários de Teresina (Sindcom), Maria Rosário Assunção, a justificativa da Prefeitura sobre a estagnação da obra foi que houve um problema no repasse das verbas para terminar o serviço. Ela ressalta que as mães comerciárias cobram o Sindicato todos os dias e aguardam o funcionamento do Centro Infantil, pois as inscrições das 100 crianças que vão estudar na creche, em jornada de tempo integral, já foram realizadas.

“Essas creches são uma bandeira de luta nossa há muito tempo, por entendermos que é importante para nossa categoria. Até porque, quando as comerciárias voltam da licença maternidade, elas não têm com quem deixar seu filho e acabam pedindo demissão por isso. Mais de 50% da categoria comerciária é formada por mulheres, portanto, temos essa prioridade de estar reivindicando essa creche e atender esse público materno que está sendo prejudicado. Quando procuramos a Prefeitura, eles nos dão a previsão de um mês que sempre muda. Estamos aguardando quando será de fato a entrega, porque o sindicato está sendo cobrado por isso”, declara a secretária.

O local que sediará a creche está sendo reformado, pois era onde funcionava a Unidade Escolar Joel Mendes. O espaço foi cedido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) à Prefeitura para uma reforma de adaptação e transformação em um Centro de Educação Municipal Infantil no dia 5 de fevereiro de 2016. Na época, a Prefeitura afirmou que o local deveria ser entregue em aproximadamente três meses e meio. Mais de um ano depois, a obra continua em processo de trabalho.

Contraponto
Segundo o mestre de obras encarregado pela obra, Gonçalo Ferreira, falta colocar algumas portas, cobrir a estrutura e pintar as paredes do prédio. “Peguei a reforma no início deste ano e ela já tinha a base. Falta agora cobrir, pintar, colocar o rodapé e as portas, que colocaremos próxima semana. Teve algumas modificações no projeto, mas já estamos em andamento”, diz.

A reforma está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) que, em nota, informa que a obra está dentro do prazo de contrato e será entregue no mês de agosto, passando a funcionar imediatamente.

Fonte: Portal o dia

MST

lista
14.08.2017 Sindicato dos Comerciários e da Construção Civil promovem curso de marketing sindical