Publicada Terça-feira, 27/06/2017
Inflação
Dieese alerta sobre dificuldades nas negociações coletivas de trabalho
Segundo dados do órgão, no primeiro semestre de 2016, apenas 25% das categorias conseguiram reajustes acima do INPC, enquanto que 35% atingiram o índice e 40% não o atingiu.

A Campanha Salarial de 2017 deve ser uma das mais difíceis dos últimos anos. A avaliação é do técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em Minas Gerais, Fernando Duarte.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o acumulado da inflação dos últimos doze meses (junho de 2016 a maio de 2017) foi 3,34%. Ou seja, nas negociações coletivas entre o setor patronal e os trabalhadores, os tribunais se baseiam nos índices oficiais da inflação, o que prejudica a classe trabalhadora.

As centrais sindicais e seus sindicatos filiados argumentam que este índice da inflação não representa a realidade atual do país, pois o custo de vida tem aumentado e os salários não possuem o poder compra. De acordo com eles, basta os trabalhadores pesquisarem os preços de alimentos nos supermercados.