Publicada Segunda-feira, 03/07/2017
Fechada Convenção Coletiva de Trabalho 2017-2018
A aprovação foi durante assembleia geral no dia 30 de junho, realizada na sede do sindicato.

A categoria comerciária, reunida em assembleia geral no dia 30 de junho, votou pelo fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho 2017-2018 com a proposta construída pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

A partir de 1º de junho de 2017, o piso salarial fica em R$ 1.021,06 (reajuste linear de 4% para o piso e para quem já ganha acima do piso), tícket de R$ 7,70, (reajuste de 6,20%), domingo trabalhado de 47,39, além da manutenção da Convenção Coletiva de Trabalho anterior.

Outra proposta aprovada pelos trabalhadores e trabalhadoras foi a colocação de uma cláusula na Convenção Coletiva que preserva todos os direitos garantidos aos trabalhadores terceirizados do comércio. Ou seja, os terceirizados serão representados pela Convenção Coletiva de Trabalho. O Sindicato dos Comerciários de Teresina é o pioneiro no Brasil a garantir todos os direitos aos terceirizados.

De acordo com a Diretoria Colegiada do Sindicato dos Comerciários de Teresina, as negociações desta Convenção Coletiva de Trabalho foram  as mais difíceis dos últimos tempos,  em virtude da atual crise, da inflação oficial que ficou abaixo de 4%, mas que não corresponde à realidade e também da intransigência patronal.