Publicada Quarta-Feira, 30/08/2017

Noite de homenagens marca abertura do Congresso da CUT
Com o tema: 100 Anos depois ... a luta continua, a Central Única dos Trabalhadores oficializou com uma cerimônia emocionante o Congresso Extraordinário e Exclusivo.

O evento aconteceu na noite de segunda-feira (28) e recepcionou 800 delegadas e delegados de todo o Brasil, além de 27 países, que vieram prestigiar o momento ocorrido na cidade de São Paulo.

A arte conciliada com a política, ilustrava no palco a primeira greve geral no Brasil. A Companhia de Teatro Ouro Preto marcou a cerimônia com fortes emoções.

A delegação do Piauí também fez parte desse momento através de uma bela e justa homenagem para saudosa deputada Francisca Trindade.

“Por entender a importância e participação da mulher na política, a CUT Piauí homenageou a nossa guerreira e companheira deputada Francisca Trindade. Ela fez história em nosso estado e será eternamente lembrada em nossas lutas”, relembra Socorro Cruz, secretária de Políticas Sociais da CUT e Secretária de Mulheres do Sindicato dos Comerciários de Teresina.

O presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, abriu oficialmente o Congresso da entidade celebrando os 34 anos da Central e lembrando “o líder que é a cara do povo brasileiro."

“O ódio que as elites têm do Lula é que o Lula mostrou que a classe trabalhadora não nasceu para ser capacho da burguesia. É por isso que ele é perseguido. Eles querem fazer uma eleição sem o Lula. Eleição sem o Lula é fraude”, afirmou Freitas.

Essa é a 15° edição do Congresso Extraordinário e Exclusivo que terá como foco debates sobre o futuro dos trabalhadores em defesa dos direitos, entre outras pautas também serão discutidos com as delegações os principais desafios para o movimento sindical nas relações do trabalho e as novas tecnologias.

Além do presidente da CUT-PI, Paulo Bezerra e a vice presidente Odeni de Jesus, participam do congresso as diretoras do Sindicato dos Comerciários Socorro Cruz (secretária de Políticas Sociais e Secretária de Mulheres do Sindicato dos Comerciários de Teresina), Rosário Assunção (Secretária de Comunicação do Sindicato e da Contracs), Paulina Pereira e Manoel Rodrigues como representante do SINTE, Lucilene Ferreira, Francisco das Chagas e Paulo Manoel da FETAG, Maria do Amparo do SINSEPI, Josivaldo de Sousa do SINTEPI e Antonio Hebert do SINTEPI.