Publicada Terça-feira, 12/12/2017
Dedé, Presente!
Morre aos 57 anos, o diretor do Sindicato dos Comerciários de Teresina, José Pereira (Dedé)
O enterro foi realizado, às 16 horas desta terça-feira (12), no cemitério do bairro Buenos Aires.

O secretário de Finanças do Sindicato dos Comerciários de Teresina, José Pereira da Silva (popular Dedé), morreu no início da noite desta segunda-feira (11 de novembro de 2017), no HTI (Hospital de Tratamento Intensivo) do bairro Piçarra. Dedé fazia tratamento contra um câncer desde 2016 e morreu em decorrência da doença.

Dedé foi secretário de Finanças do Sindicato dos Comerciários de Teresina por duas gestões, períodos em que organizou e modernizou o setor, sempre com seriedade e principalmente com foco na atenção e no atendimento aos trabalhadores e trabalhadoras do comércio, aos colaboradores e às lideranças do movimento sindical.

Comerciário de profissão e de coração. Trabalhou no Armazém Esplanada como vendedor de tecidos, onde formou um grupo de amigos que iniciaram uma luta contra a exploração e as irregularidades cometidas contra os trabalhadores.

Com apoio dos movimentos sociais, na década de 80, as novas lideranças concorreram e ganharam as eleições do Sindicato dos Comerciários de Teresina, transformando para sempre a história de luta da categoria comerciária. Hoje, um sindicato de luta, combativo e reconhecido nacionalmente pelas conquistas sociais.

HOMEM DA LUTA SOCIAL
Apesar de exercer as funções na direção, Dedé sempre esteve nos principais momentos de luta e de conquistas para a categoria comerciária. Nas passeatas pelas ruas do centro comercial, durante as campanhas salariais, nas greves, nas mobilizações em frente às lojas, mas também nas reuniões estratégicas de planejamento, dialogando com o setor patronal questões salariais nas Convenções Coletivas de Trabalho.

O Sindicato dos Comerciários de Teresina era, sim, sua segunda casa. Local onde se sentia à vontade e onde formou amigos de verdade. Mesmo com a saúde debilitada, fazia questão de trabalhar todos os dias, despachando em sua sala de trabalho.

Natural de Barro Duro Piauí, onde nasceu no dia 20 de maio de 1960. Em Teresina, constitui família. Deixa viúva Lindinalva Aguiar e os filhos Sara e Lucas, além de Herbert e Hércules, estes últimos filhos do seu primeiro matrimônio.

Os amigos são suspeitos para falar sobre a pessoa e sobre o trabalho. Mas todos, amigos, colaboradores, visitantes, trabalhadores e trabalhadoras que o conheceram, todos tem uma opinião em comum: sensível às causas sociais. Isso diz tudo sobre a sua personalidade.
José Pereira da Silva (Dedé), Presente!