Publicada Sexta-feira, 23/02/2018
Movimento Social
Sindicatos do Piauí lançaram comitê em defesa da democracia e de Lula ser candidato
O lançamento do Comitê Sindical em Defesa da Democracia e de Lula começou com os sons dos tambores do grupo Afro cultural Coisa de Nego, que emocionou todos os presentes.

O Comitê Estadual em Defesa da Democracia e de Lula foi lançado na noite desta quinta-feira (22), durante ato político realizado no auditório Mestre Dezinho, do Centro de Artesanato, no centro de Teresina.

O lançamento teve organização do Sindicato dos Comerciários de Teresina, do Sindicato dos Trabalhadores da Construção (SITRICOM) e do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (SINTETRO) e contou com a participação de diversas entidades sindicais do Piauí, filiadas à CUT-PI, da Frente Brasil Popular (FBP), MST, parlamentares e partidos de esquerda (PT, PC do B e PCO).

O secretário geral do Sindicato dos Comerciários, Gilberto Paixão, um dos organizadores, fez o discurso de abertura, fazendo uma retrospectiva da conjuntura, chamando a classe trabalhadora à responsabilidade para radicalizar na luta e aumentar a intensidade política das ações para defender o direito de Lula ser candidato a presidente.

O diretor do SITRICOM, José Gomes Marques, foi incisivo, afirmando que a classe trabalhadora, os sindicatos e os movimentos sociais, devem entrar em estado de alerta máximo e se preparar para resistência popular e para derrotar os golpistas nas urnas.

Outras diversas lideranças presentes, como o diretor do SINTETRO, Francisco das Chagas, o deputado federal e presidente estadual do PT, Assis Carvalho, o presidente da CUT-PI, Paulo Bezerra, o presidente do Sintsprev- Antonio Machado, a presidente do Sindicato das Confecções, Margarida Brandim, o representante do Comitê Juristas pela Democracia Dácio Rufino, o deputado João de Deus (PT), o  representante da FBP e do PC do B, José carvalho e a presidente do PCO, Lurdes Melo, se manifestaram a favor do direito de Lula ser candidato as eleições deste ano.

O Comitê Sindical do Piauí em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato, a partir de agora prepara agenda de atividades para serem desenvolvidas nas bases, nos locais de trabalho da classe trabalhadora e nos espaços comunitários na capital e no interior do Estado.