Publicada Quarta-Feira, 21/03/2018
Direitos Humanos
NOTA DO SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE TERESINA - As nossas e as bandeiras de lutas de Marielle Franco
O Sindicato dos Comerciários de Teresina se manifesta e se solidariza com os familiares da vereadora assassinada no Rio de Janeiro.

A maioria da população do país jamais ouviu falar da vereadora Marielle Franco. Não fosse sua execução sumária, covarde, monstruosa, em pleno centro do Rio de Janeiro, cidade que se encontra sob intervenção federal, talvez quase ninguém tomaria conhecimento do trabalho e da sua atuação em defesa dos direitos humanos, dos negros e das mulheres das favelas.

Muita gente se pergunta o porquê da repercussão, das manifestações em favor da vereadora que pipocaram dentro e fora do país. Afinal, mulheres negras e da periferia são assassinadas todos os dias e ninguém ver esta comoção toda.

Na favela onde nasceu, foi criada e onde residia, Marielle fazia grande estardalhaço. Quando jovens negros eram assassinados pela milícia ou pela polícia, quando mulheres negras favelas eram injustiçadas. Reclamava, denunciava. Não se calava.

A morte de Marielle, de alguma forma, tocou cada um de nós. Quem conhecia sua trajetória e quem não conhecia seu trabalho como parlamentar na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Marielle tinha como principal bandeira de luta a defesa dos direitos humanos, dos negros e das mulheres faveladas. São bandeiras de todos nós. A sua morte simboliza essa luta. Por isso, teve a repercussão que teve.

O Sindicato dos Comerciários de Teresina manifesta e se inclui na rede de solidariedade aos familiares da vereadora Marielle Franco, ao tempo em que reafirma suas bandeiras de luta em favor da democracia, da justiça social e contra o avanço do reacionarismo simultaneamente racista, classista, misógino e homofóbico.

DIRETORIA COLEGIADA DO SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE TERESINA