Publicada Terça-feira, 15/07/2008
Contracs/CUT
Contracs/CUT: 18 anos lutando pelos trabalhadores do ramo de comércio e serviços
Neste mês de julho, a Contracs completa 18 anos de criação e, no decorrer de 2008, 21 anos das primeiras articulações políticas para sua criação. Como nada no movimento sindical - nem mesmo os momentos de comemoração - foge à necessária reflexão, ao completarmos 18 anos de lutas, muito trabalho e conquistas, é importante rememorar o caminho já trilhado, refletir sobre a jornada e tomar fôlego para continuar a luta.

<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:Wingdings; panose-1:5 0 0 0 0 0 0 0 0 0; mso-font-charset:2; mso-generic-font-family:auto; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:0 268435456 0 0 -2147483648 0;} @font-face {font-family:Verdana; panose-1:2 11 6 4 3 5 4 4 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:536871559 0 0 0 415 0;} @font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1073750139 0 0 159 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-language:EN-US;} span.ecgrame {mso-style-name:ec_grame; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt; font-family:Verdana; mso-ascii-font-family:Verdana; mso-hansi-font-family:Verdana; background:white;} span.ecspelle {mso-style-name:ec_spelle; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt; font-family:Verdana; mso-ascii-font-family:Verdana; mso-hansi-font-family:Verdana; background:white;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} /* List Definitions */ @list l0 {mso-list-id:49892153; mso-list-type:hybrid; mso-list-template-ids:862731306 68550657 68550659 68550661 68550657 68550659 68550661 68550657 68550659 68550661;} @list l0:level1 {mso-level-number-format:bullet; mso-level-text:; mso-level-tab-stop:36.0pt; mso-level-number-position:left; text-indent:-18.0pt; font-family:Symbol;} ol {margin-bottom:0cm;} ul {margin-bottom:0cm;} -->

Ao observarmos a história de construção da Contracs, vamos encontrar já em 1990, no plano de lutas do 1° Congresso da entidade, bandeiras que continuam atuais e preocupações que se confirmaram como grandes perigos aos direitos dos trabalhadores/as. Desde a década de 90 a Contracs combate a liberação do horário do comércio e a discriminação, luta pela igualdade de remuneração entre homens e mulheres, por creche e direitos à maternidade.

Ao longo desses 18 anos, de muita garra e mobilização, a Contracs cresceu e atingiu um patamar de maturidade, tal como se espera de um/uma jovem que atinge a tão sonhada maioridade.

Em 1990, começávamos uma nova década, cheios/as de esperança, depois de passarmos pelos anos 80 - a década perdida. O Brasil havia recobrado sua veia democrática há pouco e estávamos todos lutando para melhorar o quadro de pobreza e sofrimento do povo brasileiro.

Hoje, 18 anos depois, estamos diante de um novo desafio. A economia brasileira está em ótimo momento e nosso desafio agora é combater a superexploração a que o empresariado brasileiro submete os trabalhadores/as, garantir melhores salários, melhores condições de trabalho e alcançar inclusive a redução da jornada sem redução de salários e a conseqüente geração de mais de dois milhões de empregos.

Para enfrentar esses novos desafios, as ações da Contracs estão focadas no pilar "Organizar, lutar e fortalecer" o ramo e a classe trabalhadora.

Em âmbito geral:

apoiamos e atuamos em conjunto com a CUT em campanhas, atos, mobilizações, debates e proposições para diversos fóruns;

participamos da campanha pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários e pela ratificação das convenções 151 e 158 da OIT;

fomos às ruas contra a Emenda 3 e pela valorização do salário mínimo.

No ramo, estamos:

• propondo a reformulação da lei de licitações;
  • debatendo propostas de combate à terceirização;
  • trabalhando pelo reconhecimento da profissão de instrutor de auto-escolas;
  • lutando pela equiparação de direitos das trabalhadoras domésticas;
  • combatendo os abusos das multinacionais por meio das redes (comitês) de trabalhadores;
  • impulsionando a organização da juventude do ramo;
  • combatendo o trabalho aos domingos e feriados;
  • impulsionando as parcerias internacionais;
  • lutando contra a precarização das relações de trabalho;
  • impulsionando a sindicalização;
  • apoiando eleições e oposições;  e
  • investindo em formação sindical.

Podemos afirmar que foi participando ativamente de todas as mobilizações contra a retirada de direitos e lutando por trabalho e vida decentes para os trabalhadores do ramo que a Contracs cresceu e chegou até aqui.

No entanto, a luta nunca cessa e precisamos ir mais longe.

Temos o desafio de nos tornarmos mais fortes e concretizar nossa campanha permanente "Direito não se reduz, se amplia".

Parabéns a todos e todas que construíram e constroem nossa história.

Continuemos a luta, companheiros e companheiras, por mais 18, 30, 50 anos!

Lucilene Binsfeld (Tudi)

Presidenta da Contracs/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT

Ponto de vista publicado no portal da CUT – www.cut.org.br