Publicada Quarta-Feira, 16/07/2008
Adiantamento
Decreto pode adiantar 13ª de aposentados e pensionistas
Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem começar a receber o 13º salário já em agosto deste ano. Isso porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá assinar nos próximos dias um decreto que antecipa o pagamento de até 50% do abono.

O anúncio foi feito pelo ministro da Previdência Social, José Pimentel, nesta quarta-feira (16), após audiência com Lula. Com a antecipação, serão injetados na economia cerca de R$ 6,9 bilhões a mais.

Segundo a Previdência Social, esta é a terceira vez que o pagamento é adiantado. A medida faz parte de um acordo com as entidades representativas dos aposentados, que determina que a antecipação será feita até 2010, último ano do governo Lula.

Os beneficiários que passaram a receber o benefício depois de janeiro deste ano irão receber menos que 50%. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente. Aqueles que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor, já que o benefício é temporário. A antecipação do 13º será proporcional ao período em que o benefício está sendo pago em 2008.

Por exemplo, um benefício iniciado em janeiro e ainda em vigor em agosto dará ao segurado o direito a 8/12 do 13º salário. O segurado receberá metade desse valor em agosto e o restante em dezembro.

Os segurados também devem estar atentos porque sobre esta antecipação não incide Imposto de Renda, cujo desconto só é feito em dezembro, com o pagamento da segunda parcela do 13º. O desconto que virá no contracheque deste mês será referente apenas ao benefício de agosto.

Fonte: UOL