Publicada Quinta-feira, 28/07/2011

Desemprego no país fica estável em 11%, aponta Seade/Dieese
O nível ocupacional caiu apenas na indústria, que cortou 58 mil vagas no mês passado.

A taxa média de desemprego permaneceu estável em junho, ao passar de 10,9% em maio para 11% junho em sete regiões metropolitanas pesquisadas, informou o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em parceria com a fundação Seade.

De acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada nesta quarta-feira (27) pelo instituto, o desemprego avançou nas regiões metropolitanas de São Paulo, Recife e Porto Alegre, onde, na comparação entre maio e junho, as taxas passaram de 10,7% para 11%, de 13,7% para 13,9%, e de 7,7% para 7,8%, respectivamente.

Já em Belo Horizonte, Fortaleza, Distrito Federal e Salvador as taxas de desemprego recuaram, entre maio e junho, de 8,2% para 7,7%; de 10% para 9,7%, de 13% para 12,7%, e de 15,6% para 15,5%, respectivamente.

O nível de ocupação em junho ficou estável nas sete regiões pesquisadas, com geração de 8 mil postos de trabalho. Entretanto, como a população economicamente ativa cresceu 0,1% em junho, na comparação com maio, para 22,15 milhões de pessoas, houve aumento de 17 mil pessoas no contingente total de desempregados.

No recorte por setores, o nível ocupacional caiu apenas na indústria, que cortou 58 mil vagas no mês passado. No comércio foram criados 19 mil postos de trabalho, na construção civil 18 mil, e no agregado de outros setores também foram criados 18 mil postos em junho.

O nível de ocupação ficou relativamente estável nos serviços, com a criação de 11 vagas no mês passado, o que representou avanço de 0,1% em relação a maio.

O rendimento médio real dos ocupados no país, em junho, manteve-se em declínio pelo sétimo mês consecutivo, ao recuar 0,3% na comparação com maio, para R$ 1,365. Já a renda dos assalariados ficou estável em R$ 1,411 no mês.

Fonte: Cidadeverde