Publicada Sexta-feira, 29/07/2011
Sindcom
Convenção não é fechada porque empresários querem funcionamento livre do comércio
O setor patronal do comércio está condicionando o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012 à abertura livre do comércio, ou seja, abrir as lojas aos sábados, domingos e feriados, da forma que lhes convier, o que os trabalhadores e trabalhadoras descartam veementemente.

O Sindicato dos Comerciários de Teresina defende sim a regulamentação da jornada de trabalho nestes dias, mas assegurando, além dos direitos garantidos pela legislação, defende o direito sagrado do trabalhador ao descanso, ao lazer e à família.

O piso salarial de R$ 642,00, reivindicado pela categoria, ficou garantido na rodada de negociação realizada na tarde desta sexta-feira (29), na sede da Superintendência Regional do Trabalho, mas o impasse sobre a regulamentação da jornada de trabalho no comércio e outras cláusulas sociais pendentes devem ser resolvidas na próxima quarta-feira (3 de agosto), às 11 horas da manhã, na sede da Superintendência Regional do Trabalho, em nova reunião entre o setor patronal e categoria comerciária.

O secretário-geral do Sindicato dos Comerciários, Gilberto Paixão, afirmou que, embora se tenha avançado em pontos importantes da Convenção Coletiva, a categoria se mantém mobilizada, em estado de greve, consciente de seus direitos e disposta a lutar contra a exploração e ao sistema de escravidão que os empresários querem impor.