Publicada Quarta-Feira, 03/08/2011
Sindcom
Comerciários iniciam greve por tempo indeterminado nesta quinta-feira
Os comerciários e comerciárias de Teresina iniciam greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (4).

As negociações não avançaram porque o setor patronal quer o funcionamento livre do comércio aos sábados no centro e na periferia, ou seja, banco de horas, sem carga horária específica, obrigando o funcionário a ficar trabalhando até a hora em que o empresário quiser. Os trabalhadores rejeitaram esta forma de exploração e a decisão de greve foi inevitável.

“A responsabilidade pela greve no comércio é de responsabilidade do setor patronal, que quer aumentar o grau de exploração, abrindo as lojas na periferia, sem se importar com os trabalhadores”, disse Gilberto Paixão, secretário-geral do Sindicato dos Comerciários de Teresina.

Os trabalhadores se concentrarão na Praça João Luís Ferreira, onde devem fazer uma passeata pelas principais ruas do centro comercial, convocando os trabalhadores a participar do movimento em defesa de seus direitos e por piso salarial digno e trabalho decente.

A categoria comerciária, ao tempo em que comunica a greve, pede desculpas e solicita o apoio dos clientes, consumidores e de toda população teresinense, que sempre lutou por justiça social, em defesa da dignidade da pessoa humana, contra o preconceito e por liberdade.