Publicada Sexta-feira, 12/08/2011
Saúde
Começa neste sábado a segunda etapa da vacinação contra paralisia
Meta é vacinar 95% das crianças com idade até 5 anos contra a pólio.

                0

Crianças também receberão imunização contra sarampo até setembro.

Começa neste sábado (13) a segunda etapa da campanha nacional de mobilização para vacinação contra a poliomielite, a paralisia infanti, conforme programação do Ministério da Saúde. As crianças que comparecerem aos postos de saúde também receberão imunização contra o sarampo, que será feita até 16 de setembro.

Para as crianças menores de cinco anos de todo o país, será oferecida a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil. Mesmo quem já tomou as duas gotinhas da primeira dose deve comparecer a um posto de saúde para ser vacinado. Contra o sarampo, devem tomar a vacina crianças de um ano a menores de sete anos.

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda. A doença está erradicada no país desde o início dos anos 90 graças à política de prevenção.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa transmitida por vírus, de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

Fonte: G1