Publicada Quinta-feira, 18/08/2011
Professores da Ufpi fazem paralisação de 24 horas e decidem sobre greve
Algumas universidades federais do País já deflagraram o movimento

Os professores da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) iniciam nesta quinta-feira (18) uma paralisação de 24 horas. O movimento acontece em nível nacional e, no Piauí, abrange os campus de Teresina e Parnaíba. Hoje, às 9 horas, os docentes se reunem em assembleia geral, no auditório da Adufpi (Associação dos Docentes da Ufpi), para decidir se deflagrarão greve e, em caso afirmativo, a data de início do movimento.

Na última assembléia da categoria, ocorrida no dia 12 de agosto, os professores reafirmaram o indicativo de greve e esperam apenas uma posição unificada das demais universidades federais do País. No último sábado (13), durante reunião do Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) em Brasília, representantes de seções sindicais aprovaram por unanimidade o indicativo de greve nacional.

Em algumas universidades federais, os professores já deflagraram a greve, como é o caso da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Segundo o presidente da Adufpi, professor Mário Ângelo, as reivindicações estão centradas no reajuste salarial e valorização da carreira. "O Governo apresentou reajuste de 4% somente para os professores de nível superior, mas nós temos professores de nível médio, que é o caso dos colégios agrícolas. O Governo também não incorpora uma gratificação, não valoriza a categoria docente, não toca no ponto da carreira",  destacou.

Os docentes também estão construindo uma pauta de reivindicações local, com questões a serem discutidas com a administração superior da Ufpi.

Fonte: Portalodia