Publicada Segunda-feira, 29/08/2011
Geral
Manifestantes fazem protesto na Avenida Frei Serafim contra o aumento da passagem
São esperadas mais de mil pessoas, que farão passeata rumo à prefeitura

Movimentos sociais estão se mobilizando na organização de um protesto contra o aumento da passagem de ônibus em Teresina. Através das redes sociais, ativistas estão convocando as pessoas para se concentrarem na Avenida Frei Serafim, a partir das 9 horas desta segunda-feira (29), parando o trânsito da principal via da cidade em uma passeata. Os manifestantes seguirão até o Palácio da Cidade.

O Fórum em Defesa do Transporte Público argumenta que o preço da passagem é abusivo e que é falso o argumento das empresas de transporte, que justificam o aumento por causa dos gastos para manutenção do serviço.

Até o momento, mais de 1.400 pessoas haviam confirmado presença no protesto, que promete ser um dos maiores já vistos na capital piauiense. As declarações de revolta são muitas.

O que a Setut diz:

Em discussão há mais de dois meses, o aumento do preço da passagem de ônibus em Teresina acabou se concretizando neste fim de semana. Desde a zero hora do último sábado (27) a passagem passou a custar R$ 2,10, o que representa um aumento de mais de 10% em relação ao preço anterior, R$ 1,90.

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina, Setut, argumenta que o aumento está baseado em uma planilha de custos, que registra o aumento dos preços de produtos como o combustível, necessário à manutenção do serviço.

Os protestantes alegam que há erros na planilha, hipótese defendida pelo próprio Ministério Público, que chegou a pedir a redução do preço da passagem, o que acabou não acontecendo.

Fonte: Portalodia