Publicada Sexta-feira, 02/09/2011
Geral
Economia reduz ritmo e cresce 0,8% no 2º trimestre, diz IBGE
Sob impacto da contenção do crédito, do câmbio valorizado, de juros maiores e da consequente freada da indústria provocada por esses fatores, o PIB (Produto Interno Bruto) registrou expansão de 0,8% no segundo trimestre deste ano na comparação livre de influências sazonais com o primeiro trimestre.

                0

Naquele período, a economia havia crescido a um ritmo mais acelerado --1,2% segundo o dado revisado. O PIB representou, em valores correntes, R$ 1,021 bilhão.


Em relação ao segundo trimestre de 2010, o PIB cresceu 3,1%. Já no acumulado dos últimos quatro trimestres, houve expansão de 4,7% --o indicador mostra como seria o desempenho da economia em 12 meses, se o ano se encerasse em junho.


No primeiro semestre, por sua vez, o PIB, que mede a produção de bens e serviços (inclusive os públicos como saúde e educação) de um país em um determinado intervalo de tempo, avançou 3,6% na comparação com o mesmo período de 2010.

Setor mais dinâmico da economia e que sente primeiro os reflexos das medidas para segurar o consumo e os investimentos, a indústria subiu 0,2% ante o primeiro trimestre --havia tido alta de 2,2% nos três primeiros meses do ano. Já os serviços, setor de maior peso na economia (cerca de 60%), registraram expansão de 0,8%. O PIB da agropecuária caiu 0,1%.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2010, a indústria teve alta de 1,7%. No caso de serviços, houve crescimento de 3,4%. O PIB da agropecuária ficou estável no período.

Fonte: folha