Publicada Terça-feira, 09/09/2008
Comitê Sindical Nacional de Trabalhadores e Wal-Mart discutem PPR
Na busca de negociar melhores condições de trabalho no grupo multinacional americano Wal-Mart, o Comitê Sindical Nacional de Trabalhadores, a Contracs/CUT e a empresa estiveram reunidos no dia 06 de agosto, em São Paulo, para uma ampla agenda de discussões:

Pesquisa na empresa - Os dirigentes sindicais e pesquisadores do Observatório Social apresentaram ao representante de recursos humanos do Wal-Mart uma proposta de pesquisa nas plantas da empresa, sob responsabilidade técnica do Observatório Social.

Relatório de problemas – o momento também foi oportuno para discutir e detalhar o relatório de problemas levantados pelos sindicatos do comitê de todo o país, encaminhado anteriormente para a empresa. Descumprimento de Convenção Coletiva de Trabalho, discriminação de promotores, banco de horas, práticas anti-sindicais e jornada excessiva foram alguns dos problemas denunciados pelo comitê à direção da empresa.

PPR – Além das discussões relativas ao acordo de PPR de 2007, o comitê protocolou proposta de PPR 2008, formulada pelo comitê, sindicatos, Contracs e Dieese para contemplar de forma justa os trabalhadores da empresa.

Direitos sindicais – A dificuldade de distribuir material informativo dos sindicatos em algumas lojas do Wal-Mart levou os dirigentes sindicais a proporem um acordo nacional para garantir e resguardar os direitos sindicais em todas as plantas da empresa.

Reuniões – após as várias discussões, ficou pré-agendada uma nova reunião entre empresa, comitê e Contracs para setembro, em São Paulo.

“Estamos lutando e negociando com a empresa no sentido de conquistar uma PPR justa e sadia para os trabalhadores. Hoje, muitos acordos de PPR são perigosos porque levam o/a funcionário/a a trabalhar mais ainda em busca de 100 ou 200 reais a mais por ano, colocando em risco a sua saúde física e mental”, ressalta Silvana Maria da Silva, diretora do Sindicato dos Comerciários de Taquara (RS) e coordenadora do comitê de trabalhadores no Wal-Mart.

“Acreditamos e investimos no diálogo social como forma de melhorar as condições de trabalho, salário e vida dos trabalhadores do grupo Wal-Mart no Brasil”, destaca Alci Matos Araujo, Secretário de Relações Internacionais da Contracs/CUT, diretor do Sindicato dos Comerciários do Espírito Santo e membro do comitê de trabalhadores no Wal-Mart.

Publicado no site da CUT (www.cut.org.br)