Publicada Quarta-Feira, 26/10/2011
Punição
Sindicato dos Comerciários clama por justiça no caso Fernanda Lages
Nem o sol e o horário de meio dia impediram os manifestantes de saírem em caminhada pela avenida Frei Serafim pedindo justiça pelo caso Fernanda Lages, assassinada no dia 25 de agosto.

                0

O ato teve inicio enfrente ao hospital Getulio Vargas, onde se aglomeraram mais de mil pessoas, dentre amigos, parentes e a sociedade, todos numa só voz “Justiça”.

O sindicato dos comerciários abraçou a causa e se fez presente com faixas, cartazes exigindo justiça e prisão dos assassinos da então estudante e comerciária Fernanda Lages.

As pessoas se manifestavam de diversas formas, com roupas e nariz de palhaço e pizza criticando a CICO (Comissão de Investigação do Crime Organizado) após o resultado do inquérito divulgado na manhã de ontem. 


Para o secretario Geral Gilberto Paixão esse caso precisa de seriedade e transparência para que não seja um crime impune.

“Queremos chamar atenção da sociedade porque a Fernanda era uma cidadã, trabalhadora comerciária, então não poderíamos deixar de contribuir com essa ação, cobrando das autoridades responsabilidade nas investigações para que se chegue aos culpados” protesta Paixão.

Antes da caminhada, o Centro de Apoio a Mulher Comerciária, representada pela Socorro Cruz, protestou contra a violência causada as mulheres nos últimos dias e convidou a todos para rezar um Pai Nosso em nome de Fernanda Lages , os manifestantes se emocionaram bastante ao lembrar do caso.  

 

A caminhada foi pacífica, com palavras de ordem, vaias, e gritos contra a resposta dada pela CICO no caso. Na oportunidade outros casos de crimes foram exposto, com cartazes e fotos de jovens que tiveram crimes impunes.

Chegando ao no Palácio de Karnak os manifestantes fizeram uma tribuna livre, onde perderam mostrar e provar a indignação diante dos fatos e o descaso das autoridades com o caso Fernanda Lages.

 No intuito de serem recebidos pelo governados Wilson Martins, os pais da comerciária fez uma carta, mais devido a ausência do governador,  a família foi recebida pelo chefe do gabinete especial do governador Jose Luis Martins Maia.

Ao sair do Karnak, Paulo Lages, Pai de Fernanda, agradeceu a sociedade pela “cobrança” intensa.

“A família conta com o apoio de todos, de cobrar e fazer justiça, por isso estamos aqui com o sindicato e entidades nos dando suporte e força. Esse caso não é só da família é de toda sociedade que só quer uma resposta “quem matou Fernanda Lages”?, questiona Paulo Lages. 

Veja carta escrita pelos pais de Fernanda ao governador

Excelentíssimo senhor governador do Estado do Piauí

Wilson Nunes Martins

Aos 25 dias do mês de agosto, nossa filha, Fernanda Lages Veras, foi encontrada morta em uma obra localizada na avenida João XXIII, a qual, vale ressaltar, de um órgão público federal, o Ministério Público.

Apesar da dor da perda de nossa filha, a qual sua excelência conhece bem, por já ter também perdido, de forma trágica, um filho, procuramos nos manter serenos e confiantes no trabalho da polícia de nosso Estado.

Porém, em razão da triste cena, que não só a família de Fernanda, mas toda a população do Estado assistiu ontem, quando da apresentação do tão aguardado laudo da Polícia Civil, uma vez que se completava o prazo legal para realização do inquérito, que trouxe a todos um sentimento de desilusão e falta de confiança no aparelho policial do Estado, basta que o senhor acompanhe os inúmeros depoimentos, ou seria melhor dizer, desabafos, postados nas redes sociais.

Acompanhamos, diariamente, as matérias veiculadas na mídia, o que nos leva a sentir nossa filha sendo novamente “ASSASSINADA” a cada dia. Dizemos assassinada, pois é essa nossa convicção e de todo o povo do Piauí, que acompanha, atônito, a essa barbárie cometida com Fernanda. Imaginem se eles, como nós, tivessem acesso às fotos do laudo pericial, as quais nos foram repassadas ontem, e vissem o quão é improvável a tese de Fernanda ter cometido suicídio, uma vez que seu corpo apresenta inúmeras lesões, que para pessoas leigas como nós e, vale ressaltar, desprovidas do sentimento de dor que só os pais sentem e as pessoas que conviviam com Fernanda, a doce “Fanfan”, como era chamada no convívio familiar, são incompatíveis com a referida tese, basta o senhor solicitar o laudo que irá se deparar com todo o sofrimento ao qual Fernanda foi submetida, antes de ser arremessada do alto do prédio, voltamos a usar o termo, uma verdadeira sessão de barbáries.

Solicitamos de Vossa Excelência, empenho na elucidação do ASSASSINATO de Fernanda, como nosso representante e como PAI. Que o(s) culpado(s) seja(m) apresentados à sociedade, que hoje se encontra aqui, juntamente com a família, clamando por justiça.

Paulo Cesar Lages Veras e Josélia Lages
Pais de Fernanda Lages Veras

• Versos

Para Fernanda

Quem matou agora cala
É gente de grande escala
Fica zombando sem medo.
Enquanto o crime apavora
Esse assassino deflora
Uma JUSTIÇA de enredo.

(Poeta Samuel Barrêto – Pedreiras-MA)