Publicada Segunda-feira, 07/11/2011
Saúde do Trabalhador
Álcool é uma droga que destrói os trabalhadores
O grande problema é a empresa não aceitar que o consumo de drogas existe em qualquer setor social, e que o ambiente de trabalho não está imune.

                0

Mesmo baixos níveis de consumo de álcool envolvem prejuízos no desempenho, na qualidade e na segurança dos trabalhadores. Dados levantados pela OIT mostram a importância das empresas se preocuparem com seus trabalhadores:

O álcool

Acompanha a humanidade desde seus primórdios, ocupando um lugar privilegiado em todas as culturas. Através da história, o álcool tem tido múltiplas funções, atuando como combustível para veículos, remédios, perfumes, e principalmente, sendo o componente essencial de bebidas que acompanham os ritos de alimentação dos povos. Ele faz parte do hábito diário de muitas famílias em todo o mundo, servindo de alimento e de laço de comunhão até mesmo entre os seres humanos.

No Brasil

Existem vários trabalhos de prevenção e combate ao uso de drogas como o próprio álcool, a maconha e a cocaína, alguns desses no próprio local de trabalho. O problema é que a queda na produtividade, o absenteísmo e a falta de motivação nem sempre estão atrelados ao uso de drogas pelos funcionários.

Programas de prevenção

Em algumas empresas já existem programas de prevenção e combate ao uso de drogas http://www2.rio.rj.gov.br/vigilanciasanitaria/legislacao/leifederal5991_73.pdf(LEI No 5.991, DE 17 DE DEZEMBRO DE 1973). Mas essa realidade é difícil de ser identificada porque, no trabalho, os efeitos das drogas, que envolvem queda na produtividade, absenteísmo e falta de motivação, muitas vezes passam despercebidos

Dificuldades nas empresas

O grande problema é a empresa não aceitar que o consumo de drogas existe em qualquer setor social, e que o ambiente de trabalho não está imune. Mesmo baixos níveis de consumo de álcool envolvem prejuízos no desempenho, na qualidade e na segurança dos trabalhadores. Dados levantados pela OIT mostram a importância das empresas se preocuparem com seus trabalhadores:

Outros dados da Organização Mundial do Trabalho (OIT) sugerem que há uma relação importante no uso indevido de álcool/drogas com: faltas, afastamentos, doenças e acidentes de trabalho. Portanto cabe às empresas um trabalho especial em defesa dos seus funcionários.

Fonte: Contracs