Publicada Segunda-feira, 03/11/2008
Congresso
7º Congresso Nacional da Contracs/CUT: momento de debater e construir estratégias
A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT – CONTRACS – realiza de 04 a 07 de novembro, seu 7º Congresso Nacional com o lema “Trabalho e Vida Decente, um direito de todos e todas”.

O Congresso acontece em Nazaré Paulista (SP), com a presença de 300 delegados/as de todo o país, eleitos/as em assembléias de sindicatos e federações para discutir os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores no ramo de comércio e serviços e as estratégias para combatê-los. Na ocasião também será eleita a direção da CONTRACS para o triênio 2008/2011.

Dirigentes sindicais de diversos países virão ao Brasil para participar do 7º Congresso e conhecer de perto a realidade e os debates do ramo de comércio e serviços no país.

Discussões nacionais que já são bandeiras de luta da Contracs, dos sindicatos filiados e federações como a redução da jornada, sem redução de salários; o fim do banco de horas; o fim do trabalho aos domingos e feriados e a erradicação do trabalho infantil serão motivo de intensos debates no Congresso.

"O Congresso é um momento muito significativo para toda a categoria. Debater os desafios do ramo, ouvir os desejos dos trabalhadores/as da base, avaliar o mandato 2005/2008, definir estratégias e o plano de lutas da Confederação para os próximos três anos são fundamentais para conquistarmos trabalho e vida decente para os trabalhadores no comércio e serviços", ressalta Lucilene Binsfeld, presidenta da Contracs/CUT.

O 7º Congresso Nacional da Contracs tem o patrocínio do Banco do Brasil.

A CONTRACS

A Contracs é uma entidade sindical orgânica à Central Única dos Trabalhadores (CUT), que representa e defende os trabalhadores do ramo de comércio e serviços, em âmbito nacional e internacional.

No Brasil, milhões de trabalhadores de comércio e serviços são submetidos a jornadas que chegam a 56 horas semanais; sofrem com a alta incidência de LER (Lesão por Esforço Repetitivo); trabalho aos domingos e feriados, precarização das relações de trabalho, assédio moral e sexual, pressão psicológica, baixos salários e tantos outros problemas desse ramo, que é o que mais cresce no Brasil.

Para mudar essa realidade, difícil e complexa, e conquistar qualidade de vida para os trabalhadores/as de comércio e serviços, a Contracs atua em 190 entidades sindicais, em 24 Estados Brasileiros e no Distrito Federal.

PROGRAMAÇÃO

03 de novembro

18 às 21h - Credenciamento

04 de novembro

8 às 20h - Credenciamento

19h – Abertura Oficial do Congresso

05 de novembro

9h – Homenagem ao Companheiro Bráulio Alves

9h15min - Apresentação e aprovação do Regimento Interno

9h45min – Mesa Temática: “Análise de Conjuntura Nacional e Internacional”

13h – Almoço

14h30min – Mesa Temática: “Estrutura e Organização Sindical”

18h – Término das atividades do dia e encerramento do credenciamento.

06 de novembro

9h – Trabalhos em Grupo

Temas: Balanço e Políticas Permanentes

Temas: Estratégia e Plano de Lutas