Publicada Terça-feira, 03/03/2009
Dia da Mulher
Luta diária das trabalhadoras no comércio contra a exploração
A maioria da mão de obra empregada no comércio de Teresina é formada por mulheres e 100 por cento delas sofrem qualquer tipo de discriminação e preconceito no local de trabalho, seja em forma de assédio moral, de exploração na jornada de trabalho, no valor do salário inferior ao pago aos homens, seja na discrimnação racial, sexual.

O Sindicato dos Comerciários de Teresina, através do Núcleo de Mulheres Comerciárias, criado para receber as mulheres,  oferecer atendimento psicológico e jurídico e orientá-las aos órgãos competentes. As mulheres tem buscado orientação no Núcleo, mas é necessário que a categoria procure mais seus direitos. O Núcleo de Mulheres Comerciárias funciona na sede do Sindicato, na rua David Caldas 536 Centro Norte. Qualquer informação pelo telefone 3131 1300.

História do 8 de março

No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaraam a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga horária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparaação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A luta das mulheres por uma sociedade com igualdade de direitos é uma bandeira que interessa a todas as pessoas, pois vai beneficiar à humanidade na busca de um mundo onde prevaleça a cidadaania plena. Não se pode falar em promover a cidadania plena, sem atentar para a questão da opressão de gênero.