Publicada Terça-feira, 27/05/2008
Campanha salarial
Campanha salarial dos comerciários: Piso de R$ 600, redução da jornada
As negociações entre os trabalhadores do comércio e os empresários do setor para o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho 2008/2009 já foram iniciadas. O primeiro encontro entre os representantes do Sindicato dos Comerciários de Teresina e Sindicato dos Lojistas e de Gêneros Alimentícios foi realizado na Superintendência Regional do Trabalho, na última quinta-feira (21).

Esta primeira rodada de negociação foi importante, de acordo o secretário-geral do Sindicato dos Comerciários, Gilberto Paixão, para que os trabalhadores expusessem suas propostas, apesar de ter encaminhado no mês passado cópia da minuta proposta, aprovada em assembléia geral da categoria. “As negociações foram desmembradas. Agora serão feitas separadas com o Sindicato dos Lojistas e com os representantes do Sindicato de Gêneros Alimentícios, como é costume no período de nossa campanha salarial. Vamos ter um calendário de atividades com cada setor para fecharmos a Convenção”, disse Paixão.

PROPOSTAS E PERSPECTIVAS - Dentre as propostas que foram encaminhadas ao setor patronal estão o reajuste salarial do piso para R$ 600,00, o não funcionamento do comércio aos domingos, redução da jornada de trabalho para seis horas corridas durante os meses de setembro e outubro (B-R-O-BRÓ) e obrigação das empresas de manter cota mínima de 30%, em seus quadros, de empregados de origem afro-brasileira.

Para o secretário-geral do sindicato, Gilberto Paixão, o reajuste salarial tem ser real, em virtude do reaquecimento da economia, aumento do salário mínimo, reajuste dos aposentados, empréstimo consignado, inflação em queda e redução do desemprego. “Se o governo, que enfrenta inúmeras dificuldades políticas, econômicas e sociais, conseguiu estipular um reajuste de 16% para o salário mínimo, os empresários podem oferecer muitos mais, porque bateram recorde nas vendas todos os meses”, afirmou o sindicalista.

PESQUISA - A pesquisa IPOP 2008, realizada entre os dias 10 e 23 de abril de 2008, comprovou a situação de exploração da categoria comerciaria.  Gilberto Paixão disse que a pesquisa revelou que 29,67% acha que principal problema da categoria é o baixo salário, 69% não tem plano de saúde e 86% não recebe auxílio educação, além 85% não receber tíquete alimentação.

A pesquisa do IPOP 2008 apresenta também novos dados: 91,67% da categoria são contra o trabalho aos domingos no comércio e 73,33% concordam com a redução da jornada de trabalho para seis horas corridas nos meses de setembro e outubro (B-R-O-BRÓ), sem redução de salário.