Publicada Sexta-feira, 27/03/2009
Comércio
Sindicato dos Comerciários de Fortaleza comemora: trabalho aos domingos só com negociação coletiva
Depois de mais de um ano de tramitação, o projeto de lei proposto pelo Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, que regulamenta o horário de funcionamento do comércio no município, foi sancionado em 20 de março pela Prefeita Luizianne Lins, em solenidade festiva e bastante participativa na Prefeitura.

A Prefeita Luizianne Lins deu todo o apoio aos trabalhadores e mandou um aviso aos empresários e aos representantes dos patrões: "Essa lei não irá acabar com os postos de trabalho, até porque não há nada que comprove que trabalhar aos domingos aumenta as vendas. Isso vai qualificar as relações, vai colocar o ser humano em um patamar mais alto".

O Secretário Geral do Sindicato dos Comerciários, Romildo Miranda Garcez, reafirmou que este é um momento histórico para os trabalhadores e que a categoria está sorrindo com essa conquista. "Não estamos discutindo o fechamento do comércio, mas sim como abrir, sem tantos danos aos trabalhadores".

Assim que for publicada no Diário Oficial, a nova Lei determinará o horário de abertura e de fechamento do comércio de rua e dos shoppings de segunda à sexta-feira e aos sábados. A Lei também garante que, para o comércio, seja ele de rua ou de shopping, abra aos domingos, será necessário acordo ou Convenção Coletiva com o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza.

Para Lucilene Binsfeld, presidenta da Contracs/CUT, “a lei  reforça o papel do sindicato de negociação e proteção dos trabalhadores. Não podemos deixar que o trabalhador seja lesado, impedido do convívio familiar. Essa conquista em Fortaleza é um avanço. Parabéns aos companheiros/as do sindicato e à prefeita. Nós, da Contracs, continuamos em nossa luta maior para devolver definitivamente o domingo aos trabalhadores/as no comércio. Porque direito não se reduz, se amplia”.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza.