Publicada Quarta-Feira, 22/04/2009
Lojas Americanas
Sindicato combate exploração nas Lojas Americanas
Com o objetivo claro de burlar a legislação, explorar os trabalhadores, as Lojas Americanas se define como ramo de gêneros alimentícios, registrada com CNPJ de supermercados, mas que na verdade toda população sabe que a empresa pertence ao setor lojista, que é uma loja de departamentos.

As Lojas Americanas se instalaram em Teresina com o CNPJ de supermercados para escapar de cumprir a Convenção Coletiva de Trabalho do setor lojista.

O Sindicato dos Comerciários de Teresina, defensor intransigente dos trabalhadores e trabalhadoras do comércio, realizou manifestações e chegou a impedir que a loja abrisse suas portas aos sábados, depois das 13 horas, além de fiscalização para que a loja cumpra o horário de abertura e fechamento. Na mesa de negociação na Superintendência Regional do Trabalho, a empresa afirmou que iria cumprir as solicitações, mas a resposta foi uma ação na Justiça proibindo a ação do sindicato na loja.

Na sexta-feira, dia 17 de abril, o juiz da 1ª Vara Cível, Antenor Barbosa de Almeida Filho, revogou liminar que visava impedir que dirigentes do Sindicato dos Comerciários promovessem atos ou manifestações nas calçadas ou até a 100 metros das Lojas Americanas.

Os sindicalistas voltaram a impedir a exploração contra os trabalhadores e entraram na justiça cobrando o pagamento de horas-extras dos funcionários que trabalharam no período da tarde da Quinta-Feira Santa e do Sábado de Aleluia.

As Lojas Americanas, que possui filiais em todo país, é um péssimo exemplo de empresa para desenvolvimento de Teresina e do Piauí. O secretário-geral do Sindicato dos Comerciários, Gilberto Paixão, afirmou que a Americanas vai ter que se adequar às normas, respeitar e cumprir a Convenção Coletiva de Trabalho do município de Teresina.