Publicada Quinta-feira, 25/02/2010
Ponte
Grevistas aceitam acordo e obra da ponte é retomada em Teresina
As obras da Ponte do Sesquicentenário foram retomadas na manhã de ontem, após negociações entre os trabalhadores da construção civil pesada e a empresa responsável pela obra, a OAS. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sitricon), Raimundo Ibiapina, o prefeito Silvio Mendes juntamente como o deputado estadual Cícero Magalhães (PT) intervieram e conseguiram fazer com que as negociações entre a categorial sindical e os patrões avançassem.

A reunião que definiu o término da paralisação dos trabalhadores ocorreu na tarde da última terça-feira (23). Depois do encontro, a direção da empresa OAS enviou via fax uma resposta avisando sobre a aceitação das propostas da categoria. Assim, ficou acertado que os trabalhadores oficiais vão receber salário de R$ 760, os meio-oficiais (aprendizes) passam a receber R$ 600 e R$ 550 para os trabalhadores não-oficiais (serventes). Antes do acordo com a empresa responsável pela obra da Ponte, eles recebiam R$ 635, R$ 487 e R$ 465 (salário mínimo), respectivamente.
Segundo Raimundo Ibiapina, a empresa se comprometeu a não descontar os dias parados. O aumento salarial será retroativo a partir do mês de novembro. Ele afirma que, caso o acordo não seja cumprido em sua plenitude, existe a possibilidade dos trabalhadores da construção civil pesada voltarem a cruzar os braços.
"Tivemos um bom relacionamento com o gestor municipal que deu total atenção a categoria. Isso fez com que a empresa encarregada da obra se posicionasse, retomando as atividades de imediato", frisou o presidente do Sitricon, Raimundo Ibiapina.
Quanto aos horários de serviço firmado entre os trabalhadores para dar celeridade a conclusão da ponte, Ibiapina diz que a princípio ficou resolvido que os sábados serão trabalhados. Ainda será decido com os diretores da OAS se os serviços também vão prosseguir durante os dois turnos. "O importante é que a obra terá continuidade", explicou.
A prefeitura de Teresina confirmou que as obras da ponte Sesquicentenário serão finalizadas no final de março. A informação é do Secretário Executivo de Planejamento, Augusto Basílio. Antes da paralisação dos serviços da ponte, o prazo de conclusão era a primeira quinzena de março.
Augusto Basílio afirma que a nova ponte deve receber 40 mil veículos por dia, onde 30 mil são aqueles que deixarão de passar pela ponte da Frei Serafim. Outros 10 mil veículos correspondem aos que circulam pela ponte da Primavera. Atualmente, elas recebem um fluxo de 70 mil e 33 mil veículos, respectivamente.
INTERIOR- Se a situação em Teresina foi resolvida, a mesma coisa não pode ser dita em relação às obras no interior do Estado. O aumento foi oferecido apenas aos profissionais da capital. Para os trabalhadores dos municípios do interior, foi ofertado aumento de R$ 730 para os oficiais, R$ 580 para os meio-oficiais e R$ 518 para os não-oficiais. Dentre as obras paralisadas estão os tabuleiros litorâneos, em Parnaíba, os Platôs de Guadalupe e as obras da Transnordestina. De acordo com o Sitricon, nestes locais, o retorno as atividades só se darão mediante ao aumento equiparado aos trabalhadores da construção civil pesada de Teresina.
Fonte: Diariodopovo