Publicada Quinta-feira, 11/03/2010
Comerciários lançam a campanha salarial 2010 nesta sexta-feira
Os comerciários de Teresina lançam oficialmente, na próxima sexta-feira (12), a Campanha Salarial 2010 com "arrastão", a partir das 15 horas, pelas principais ruas do centro, seguido de assembléia geral no Espaço Cultural da categoria.

O tema da campanha deste ano é "Baixo salário. Tô fora! - Valorizando nosso trabalho" foi escolhido em virtude da insatisfação dos comerciários e comerciárias com o salário que recebem no final do mês.
“O piso salarial pago pelos empresários do comércio não está valorizando o trabalho feito pelos trabalhadores e os reajustes não acompanham o crescimento das vendas, da expansão das empresas e do enriquecimento dos patrões”, disse o secretário-geral do sindicato, Gilberto Paixão.
De acordo com Gilberto Paixão, foram instaladas na cidade lojas de departamentos e supermercados das maiores redes do país e as pesquisas do IBGE mostram que foram criados centenas de oportunidades de empregos nos últimos 4 anos, mas houve uma grande queda no salário médio pago aos comerciários e comerciárias.
  Para o sindicalista, caso os trabalhadores não se unam nesta campanha, vai ficar mais difícil manter o piso da categoria e os patrões vão querer pagar apenas um salário mínimo como piso salarial. “A responsabilidade de mudar esta realidade é nossa, de cada  trabalhador e trabalhadora do comércio”, afirmou.

Principais propostas para Convenção Coletiva de Trabalho

Piso Salarial:
R$ 680,00 para empresas com até 10 empregados
R$ 780,00 para empresas com mais de 10 empregados
-Reajuste Salarial - 20% para quem ganha acima do piso
-Cesta Básica
-Auxílio Alimentação de R$ 12,00
-Proibido a abertura do comércio aos domingos
-Redução da jornada de trabalho para 40 horas sem redução de salários
-Quebra de Caixa - 20%
-Adicional de hora-extra 200%
-Piso salarial diferenciados para motoristas e vigilantes