Publicada Segunda-feira, 12/11/2018

Promoções da Black Friday já começaram; cuidado com as fraudes
Como todos já sabem, em novembro o comércio realiza a Black Friday e o que antes ocorria apenas em um único dia, agora, em algumas lojas físicas e virtuais, dura semanas e até o mês inteiro.

Desde a semana passada, os anúncios de promoções bombardeiam os consumidores em Teresina em todos os setores: eletrônicos, móveis, livros, eletrodomésticos, roupas, sapatos e até as corretoras e os bancos entraram na onda oferecendo melhores taxas para o investidor. A Caixa Econômica, por exemplo, anunciou um mês inteiro de juros reduzidos para crédito pessoal e 80% de redução na aplicação inicial de sete de seus principais fundos de investimento. Agora tem investimento inicial de até R$ 10.

Mas, o maior número de promoções acontece no próximo dia 23, que está oficialmente marcado para a Black Friday. A expectativa é que sejam movimentados R$ 2,7 bilhões em todo o país.

Milhões de consumidores brasileiros juntaram dinheiro nos últimos meses para este momento, mas é bom ficar de olho nas propagandas enganosas e demais golpes bem comuns nesse período.

Segundo o site Reclame Aqui, 13,5% dos consumidores do ano passado relataram propaganda enganosa. Foi a principal queixa do período. Outros 9,6% relataram problemas na finalização da compra e 8,8% constataram divergência de valores. E empresas especializadas em segurança digital alertam sobre os descontos fora da realidade. Veja alguns pontos nos quais você deve ficar atento:

- Sabe aquela TV que antes custava R$ 2 mil e no dia 23 estará por R$ 500? É fraude. Nesse período a quantidade de e-mails e páginas falsas criados para roubar dados dos compradores é enorme.

- Cuidado com a chamada metade do dobro! Pesquise antes o preço do que você pretende comprar para não se iludir com o falso desconto.

- Outro golpe bastante realizado nos sites é aumentar o preço do produto na hora em que ele é colocado no carrinho virtual. Portanto, antes de clicar em comprar, verifique se os valores correspodem à propaganda.

- Ao fazer compras pela Internet, utilize apenas uma conexão confiável, como a rede Wi-Fi da sua casa ou seu plano de dados móveis. E não esqueça de atualizar o antivírus.

- Verifique as avaliações dos consumidores nas redes sociais das lojas, porque eles não podem ser removidos e cheque as informações básicas da empresa, como o CNPJ e o endereço físico.

Fonte: Cidadeverde