Publicada Terça-feira, 16/03/2010
Campanha Salarial 2010
Categoria comerciária aprova Minuta da Convenção Coletiva 2010
A minuta-proposta da Convenção Coletiva de Trabalho 2010 foi aprovada pela categoria comerciária, durante assembléia realizada no dia 12 de março, no Espaço Cultural, na rua Firmino Pires, 42. Depois da aprovação, a minuta será encaminhada ao setor patronal.

Dentre as principais propostas estão piso salarial diferenciado: nas empresas com até 10 funcionários, o piso para cada trabalhador será de R$ 680,00; já nas empresas que empregam acima de 10 pessoas, o piso salarial passa para R$ 780,00. A proposta de reajuste salarial para que ganha acima do piso é de 20%, além de cesta básica, auxílio alimentação no valor de R$ 12,00, adicional de hora-extra de 200%.
De acordo com Gilberto Paixão, secretário-geral do Sindicato dos Comerciários, ainda estão na minuta as propostas de redução da jornada de trabalho para 40 horas sem redução de salários, quebra de caixa - 20%, piso salarial diferenciados para motoristas e vigilantes, garantia aos vendedores do controle de sua produção, além de escala de revezamento aos domingos, feriado e hora-extra de 200% e tíquete Alimentação para os trabalhadores e trabalhadoras de drogarias e farmácias. Para os trabalhadores e trabalhadoras dos shoppings uma jornada de 6 horas diárias, assentos e bebedouros nos locais de trabalho.