Publicada Terça-feira, 08/01/2019

Prefeitura aprova aumento e tarifa de ônibus será de R$ 3,85 em Teresina
O prefeito Firmino Filho definiu hoje (8) que a tarifa de ônibus da capital passará a ser R$ 3,85 a inteira e R$ 1,28 a estudantil.

O novo valor da tarifa passará a vigorar a partir da próxima quinta (10). O valor da passagem inteira é inferior aos R$ 4,02 sugerido e aprovado pelo Conselho Municipal de Transportes de Teresina, em reunião realizada na semana passada.

Ao definir os valores, o prefeito disse que tentou buscar um mecanismo que não onerasse a população. “Buscamos, dentro do orçamento, uma forma para que pudéssemos minimizar essa carga sobre a população. A tarifa estudantil se mantem inferior a meia passagem. Já estamos mantendo isso há cinco anos para facilitar especialmente a carga financeira nos ombros das famílias que tem crianças e adolescentes na escola", disse.

Em Aracaju, a Prefeitura também reajustou os valores este ano. No município, o valor da tarifa em 2018 era de R$ 3,50 a inteira e a estudante R$ 1,75. Em 2019, o novo valor ficou em R$ 4,00 a inteira e a estudante R$ 2,00. Em Teresina, a tarifa inteira custava R$3,60 e a de estudante R$ 1,15. A partir do dia 10 de janeiro, ficará em R$ 3,85 a inteira e R$ 1,28, a estudantil.

Segundo dados do Conselho Municipal Transporte de Teresina, houve um incremento nos insumos como óleo diesel, que teve reajuste de 12,7%, salário mínimo em 5 % e veículos, que foi incrementado em 5,4%. Além dos reajustes, foi detectado uma queda na quantidade passageiros no sistema. Segundo os valores, houve uma queda de 9,7% no total de passageiros totais e de 13,4% no total de pagantes. Todos esses fatores são analisados na hora de definir valores.

O Conselho já tinha começado a se reunir no ano passado para discutir o assunto, e na última semana se reuniu com todos os seus membros, entre eles representantes dos estudantes, Associação dos Deficientes Físicos, representantes de empresas de ônibus e de órgãos da Prefeitura de Teresina para discutir a planilha e chegar a um consenso sobre o novo valor.

De acordo com o superintendente da Strans, Carlos Augusto Daniel Júnior, o novo valor da tarifa começa a vigorar na próxima quinta (10). “O reajuste foi baseado nesse conjunto de fatores, analisando esses dados e em consonância com a equipe econômica, que chegamos a esse valor”, enfatizou.

Fonte: Falapiauí