Publicada Segunda-feira, 21/01/2019

Motoristas de ônibus realizam paralisação nesta terça-feira (22)
Os motoristas e cobradores do sistema de transporte coletivo de Teresina irão realizar paralisação nesta terça-feira (22).

A categoria decidiu, em assembleia, que vai parar de 4h as 6h e neste horário os ônibus serão impedidos de saírem das garagens das empresas. O objetivo do movimento é pressionar os empresários a realizarem negociação salarial com os trabalhadores.

Neste ano a categoria busca um reajuste salarial de 8,5%. A data base dos trabalhadores do transporte coletivo é o dia 1º de janeiro e eles afirmam que até hoje (21) não “sentaram” para negociar com os patrões.

“Neste terça será uma paralisação da advertência. Vamos realizar assembleia nas garagens e os ônibus não sairão das 4h as 6h. Queremos negociar com os patrões um reajuste de 8.5%, que é a inflação mais as perdas salarias do ano.   Nossa data base  é 1º de janeiro e em outros anos antes do dia 20 a gente já tinha conversado com os empresários”, disse Fernando Feijão, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários de Teresina (Sintetro).

O Sintetro adianta que, caso a categoria não seja convocada para negociar com os empresários durante a manhã, na tarde de terça haverá uma nova paralisação. Desta vez a categoria cruzará os braços das 16h as 18h.

“Se os patrões demonstrarem desinteresse na negociação salarial as paralisações serão estendidas para outros dias podendo haver até greve, o que não queremos. Eles [empresários] já reajustaram a tarifa dos ônibus e, na hora, de negociar com os trabalhadores não querem”, argumenta o presidente do sindicato.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros (Setut) informou que não foi notificado sobre qualquer paralisação dos motoristas e cobradores, "já que sequer as negociações foram iniciadas". A entidade afirma ainda que a paralisação," sem mesmo antes de qualquer diálogo, prejudica somente a população".

O Setut afirma, ainda, que  marcou uma  mesa de negociação com a categoria para esta terça-feira, dia 22.

Fonte: Cidadeverde