Publicada Terça-feira, 30/03/2010
Recorde
Número de trabalhadores da construção civil bate novo recorde em janeiro
O emprego na construção civil do País fechou janeiro com mais um recorde, registrando 2,519 milhões de trabalhadores com carteira assinada, o mais elevado patamar da série histórica. Na comparação com dezembro do ano passado, o número de empregos cresceu 2,55%.

De acordo com a pesquisa mensal do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV Projetos, somente no primeiro mês do ano, foram criadas 62.755 vagas. Esses dados apontam que o setor se recuperou da perda de 53.525 trabalhadores ocorrida em dezembro, mês em que, tradicionalmente, o emprego na construção recua.

O desempenho do emprego em 12 meses também se manteve em alta. Nesta comparação, o nível aumentou 11,57%, o que corresponde a mais de 261.332 trabalhadores.

Para o presidente do sindicato, Sergio Watanabe, o resultado mostra a necessidade de incrementar a formação de mão-de-obra qualificada para trabalhar no setor.

Brasil
O levantamento também revela que, em janeiro, o nível de emprego no setor da construção cresceu em todas as regiões do País.

O Nordeste foi o destaque, com alta de 3,29% em janeiro, na comparação com dezembro, com a contratação de 15.706 trabalhadores, seguido pelo Sul (+2,91%) que empregou 9.855 pessoas, conforme a tabela abaixo:

<>

São José do Rio Preto 3,77% 729
Presidente Prudente 3,21% 262

Em São Paulo
Ainda segundo o SindusCon-SP, no estado de São Paulo, o número de empregos na construção civil cresceu 2,31% em janeiro, frente a dezembro (+15.770 trabalhadores). Em 12 meses, a elevação foi de 10,49% (+66.317 postos de trabalho).

O número total de empregados das construtoras no estado também registrou recorde, chegando a 698.720 pessoas. Somente na capital paulista, 6.145 mil foram admitidos em janeiro, um incremento de 1,91% frente a dezembro.

Considerando as regiões do estado, a que mais abriu vagas foi a capital, porém, a que teve o maior alta percentual de crescimento foi Ribeirão Preto (+5,03%). (Fonte: InfoMoney)