Publicada Sexta-feira, 05/07/2019
Campanha Salarial
Negociações frustradas entre patrões e trabalhadores: possibilidade de greve no comércio lojista e supermercado é real

A assembleia será realizada nesta sexta-feira (5), na sede do sindicato, na Rua David caldas, no centro.

O balanço da semana das negociações entre os empresários do comércio lojista e de supermercados e os representantes do Sindicato dos Comerciários de Teresina foi frustrante e sinaliza para um cenário onde a possibilidade de greve por tempo indeterminado nestes dois setores é real.

Os trabalhadores, reunidos em assembléia convocada para esta sexta-feira (5), na sede do sindicato, irão apreciar as contrapropostas e decidir que rumo tomará as negociações para o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho 2019-2020.

Depois de diversas rodadas de negociação, o Sindicato dos Lojistas tomou a decisão de levar o debate, propostas e contrapropostas para a Justiça do Trabalho.

O Sindicato dos Supermercados apresentou contrapropostas que beira o trabalho escravo: abertura dos feriados e domingos sem o devido pagamento e a abertura dos supermercados também no carnaval e no Dia dos Finados, propostas prontamente rejeitadas pela Comissão de Negociação do Sindicato dos Comerciários.

Diante da situação, o Sindicato dos Comerciários de Teresina intensificou sua mobilização para a assembléia desta sexta-feira. A Diretoria está percorrendo as principais lojas do centro e supermercados de Teresina expondo a situação e convocando os trabalhadores e trabalhadoras para a assembléia.

Apesar deste cenário nos setores Lojistas e de Supermercados, as negociações com os empresários Atacadistas, Varejistas e Lotéricos estão bem avançadas. As propostas também serão apreciadas na assembléia desta sexta-feira.