Publicada Quarta-Feira, 17/07/2019
CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2019-2020
Prazo para setor lojista apresentar proposta acaba hoje; supermercados e atacadistas já fecharam convenção
Caso as partes não cheguem a um acordo, a greve por tempo indeterminado no comércio lojista está prevista para quinta-feira, dia 18 de julho.

                0

Os empresários lojistas de Teresina apresentam na tarde de hoje (17),  no prédio do Tribunal Regional do Trabalho, propostas para o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho 2019-2020. As propostas foram construídas pelo setor patronal e laboral, com a intermediação do Núcleo de Conciliação do TRT.

No caso das partes não chegarem a um acordo, a categoria comerciária iniciará greve por tempo indeterminado apenas no setor lojista de Teresina na quinta-feira, dia 18, como ficou autorizada pela assembléia dos trabalhadores.

Os demais setores do comércio, como supermercados e atacadista, já fecharam suas convenções coletivas.

O setor atacadista fechou sua convenção na terça-feira (16), onde a categoria comerciária terá reajuste linear de 5% (reajuste para salário, piso e ticket alimentação), a manutenção da CCT anterior, disciplina todas as contribuições, a não abertura aos domingos e permite 4 feriados durante o ano.

O supermercado, outro grande setor do comércio, já havia fechado a CCT. Dentre as propostas, ficou mantida a Convenção Coletiva de Trabalho anterior, o pagamento de feriados e domingos trabalhados, bem como a folga do domingo, além do reajuste linear de 5% (salário, piso e ticket).

Ainda segundo a Convenção de Trabalho dos supermercados, o comércio de Teresina terá seis feriados durante o ano, número superior a diversas capitais do país, que mantiveram apenas 3 feriados em suas convenções.