Publicada Sexta-feira, 09/08/2019
FECHADA CONVENÇÃO COLETIVA 2019-2020
COMERCIÁRIOS CONQUISTAM 5%, FOLGA NO CARNAVAL E SEMANA SANTA E MANUTENÇÃO DE DIREITOS
Apesar das dificuldades, o Sindicato dos Comerciários de Teresina contabilizou conquistas e a manutenção de direitos.

Os empresários lojistas queriam abrir o comércio de Teresina todos os domingos, feriados, Carnaval e Semana Santa sem o devido pagamento, mas o Sindicato dos Comerciários prontamente descartou a proposta. Para compensar as horas e resguardar a folga dos comerciários no carnaval e Semana Santa, foi negociada a abertura de apenas três feriados, sendo os dias 16/08 (jornada de 6hs), 19/10 (jornada de 6hs) e 15/11 de 2019 (jornada de 8hs), somando-se outros que já existiam: 12/10 (jornada de 6hs) e 21/04/2020 (jornada de 8hs), estes dois com pagamento de 100% de hora extra.

Para a diretoria do Sindicato dos Comerciários, a informação que as lojas do centro irão funcionar nos feriados é uma mentira com a tentativa de tumultuar e dividir as opiniões da categoria. São apenas três feriados negociados para compensar a folga no período do carnaval e semana santa, mais outros dois: 12/10 (jornada de 6hs) e 21/04/2020 (jornada de 8hs), estes dois com pagamento de 100% de hora extra.

Os empresários do setor, pegando carona na Medida Provisória “Liberdade Econômica” do governo, que retira direitos dos trabalhadores, apresentaram proposta de abrir e fechar o comércio de Teresina na hora que bem lhes interessassem, além da abertura desenfreada dos sábados até às 18 horas, mas o Sindicato dos Comerciários foi intransigente na defesa da categoria, recusando  e denunciando a ganância dos patrões.

MANUTENÇÃO DE DIREITOS

Numa conjuntura adversa à classe trabalhadora, com crise econômica e política, onde o governo federal retira direitos dos trabalhadores de todas as formas, beneficiando o empresariado, o Sindicato dos Comerciários de Teresina afirma que as negociações foram difíceis com o setor patronal.

Apesar dos impasses, a categoria comerciária saiu vitoriosa, contabilizando conquistas e ampliando direitos, como o reajuste salarial de 5%, com piso fixado em R$ 1.096,02, o ticket alimentação em R$ 8,92, o domingo trabalhado continuando em R$ 48,55, além da manutenção das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho anterior.

A categoria comerciária também não trabalhará duas horas a mais na semana que antecede o Natal, como acontecia nos anos anteriores. A jornada do período natalino de 2019 passa a ser normal, até às 18 horas. O mesmo acontecerá com o dia 8 de dezembro (Dia de N. S. da Conceição), quando comércio ficou aberto no ano de 2018, mas que este ano estará fechado.

Nos shoppings e no centro comercial, as aberturas dos domingos e dos feriados autorizados estão condicionadas ao pagamento de 100 por cento das horas extras e 54,85 por cada domingo trabalhado.

De acordo com o secretário geral do Sindicato dos Comerciários, Gilberto Paixão, as negociações foram difíceis com o setor patronal. Ele parabenizou o papel da categoria em participar das assembléias e das reuniões para discutir as propostas. Ainda segundo Paixão, qualquer informação, esclarecimento, dúvida é só entrar em contato com o sindicato.