Publicada Sexta-feira, 01/11/2019
Mobilização
Movimento sindical vai se juntar aos estudantes no ato do dia 5 na Praça Rio Branco
A CUT-PI e sindicatos filiados fizeram reunião nesta sexta-feira (1), no auditório do Sindicato dos Comerciários de Teresina.

O movimento sindical do Estado vai se juntar à mobilização dos estudantes marcada para o dia 5 de novembro, a partir das 8 horas, na Praça Rio Branco. A Central Única dos Trabalhadores (CUT-PI) e sindicatos filiados realizaram uma primeira reunião na manhã desta sexta-feira (1), no auditório do Sindicato dos Comerciários de Teresina, onde confirmaram a importância da união de todos os segmentos da sociedade civil neste momento, onde a democracia do país vem sendo ameaçada.

Representantes de diversas entidades do movimento sindical e sociais participaram, como o presidente da CUT-PI, Paulo Bezerra, o secretário geral do Sindicato dos Comerciários, Gilberto Paixão, a presidente do Sindicato das Confecções, Margarida Brandim, a ativista do movimento sindical do judiciário federal Madalena Nunes, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços (Sindeconpi), Raimundo Alves, o presidente do Sindicato dos Hoteleiros, Franklin Batista, diretores do SITRICOM, José Gomes e Gilvan Firmino, dentre diversos outros representantes sindicais.

Gilberto Paixão, secretário geral do Sindicato dos Comerciários, afirmou que o movimento sindical está apoiando a luta dos estudantes, que defende mais verbas para a educação, contra o projeto do MEC “Future-se”, pelo Fundeb, pela cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro, contra o aumento da passagem de ônibus em Teresina.

“Vamos todos para as ruas lutar contra estas medidas deste desgoverno. Por isso, o movimento sindical vai somar força e união com os estudantes, trabalhadores, servidores públicos, reagir a esta política de retirada de direitos, como a reforma trabalhista e a reforma da previdência, que praticamente extinguiu as aposentadorias.