Publicada Quinta-feira, 21/11/2019

Dicas para não cair nas armadilhas da Black Friday
A Black Friday é na sexta-feira da próxima semana, dia 29, mas muitas promoções já estão acontecendo no país inteiro.

Os preços são geralmente bastante tentadores, com descontos altos, mas é preciso atenção para não cair em armadilhas.

Acompanhe as dicas para evitar esse risco:

1- Pesquise antes

Muitas empresas maquiam o preço para que o produto pareça mais barato. Ou seja, sobem o valor na véspera e baixam na data como se fosse uma promoção. Essa prática é considerada propaganda enganosa.

2 - Verifique a segurança do site

Se você optar por fazer a compra pela internet é preciso pesquisar a idoneidade do site. Certifique-se de que a empresa realmente existe, se tem endereço físico e canal de relacionamento com o consumidor.

Fique atento também aos critérios da finalização do pedido e tenha certeza de que o desconto realmente foi dado. Às vezes acontece de finalizar a compra e só depois perceber que pagou a mais. Quem compra vários itens tem mais risco de cair nessa armadilha porque só verifica o valor final.

3 - Procure por reclamações

É importante acessar o histórico de reclamações em sites como o consumidor.gov.br e o próprio Procon. Existe, inclusive, uma lista do Procon com centenas de sites que devem ser evitados.

4 - Cuidado com o e-mail

Não clique em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, nem coloque seus dados em sites suspeitos. Os hackers estão a todo vapor neste dia, só esperando por um descuido. Sentiu interesse na oferta? Vá direto ao site da empresa ou à loja física.

5 - Desconfie do preço

Sabe aquela televisão que custava R$ 3 mil e está por R$ 500? É fraude. Descontos altos são comuns, mas têm limite. É preciso verificar o preço das lojas concorrentes para ter uma base.

E tem mais uma coisa. Não é porque está barato que você vai sair gastando tudo que tem. Faça o planejamento direitinho, veja o quanto você pode realmente gastar nessa data para não cair no endividamento e acabar estragando sua alegria neste final de ano.

Lembre-se de que você vai precisar de dinheiro também para pagar as contas comuns do início do próximo ano, como as matrículas, IPTU, Imposto de Renda e por aí vai. É muito bom aproveitar promoções, mas melhor ainda é gastar de forma consciente.

Fonte: Cidadeverde