Publicada Segunda-feira, 06/01/2020
CCT
Sindicato dos Comerciários: abertura do Extra 24 horas depende de acordo coletivo
As partes se reuniram na tarde desta segunda-feira (6), na sede do Sindicato dos Comerciários de Teresina.

Surpreso com a publicação na imprensa local, de que o supermercado Extra de Teresina iria funcionar 24 horas a partir do dia 6 de janeiro de 2020, o Sindicato dos Comerciários de Teresina, através de sua diretoria, entrou em contato com a Gerência Regional do Grupo, em Fortaleza e foi informado que, em virtude de mudança da Gerência Regional do Grupo mudar para Aracajú, o novo gerente regional não tinha conhecimento da Convenção Coletiva de Trabalho 2019-2020 que rege o setor de supermercado em Teresina.

A Convenção Coletiva de Trabalho, assegura o Sindicato dos Comerciários, disciplina os horários de funcionamento dos segmentos econômicos do comércio, dentre eles, o funcionamento dos supermercados.

Segundo a Diretoria do Sindicato dos Comerciários, a pretensão da empresa de abrir 24 horas só seria possível através da Convenção Coletiva de Trabalho em vigor ou de Acordo Coletivo de Trabalho. Para ter êxito em seu pleito de abrir 24 horas, a empresa teria que firmar, necessariamente, um acordo coletivo com o Sindicato dos Comerciários de Teresina.

Na tarde desta segunda-feira (6), diretores do Sindicato dos Comerciários e do Extra se reuniram para iniciar as tratativas da possibilidade ou não de assinar um acordo coletivo.

O Sindicato dos Comerciários, por sua vez, apresentou um conjunto de propostas para que este acordo seja realizado, sempre respeitando a geração de empregos, a valorização do trabalhador e condições dignas de trabalho.