Publicada Sexta-feira, 10/01/2020
Planejamento
Planejamento da CUT-PI 2020: comerciários preparados para a luta
O planejamento foi realizado nos dias 9 e 10 de janeiro, no auditório do SITRICOM.

A diretoria da Central Única dos Trabalhadores no Piauí, depois de dois dias de debates, 9 e 10 de janeiro, realizados no auditório do SITRICOM, construiu seu planejamento para 2020, com uma agenda de lutas e de ações, priorizando o fortalecimento dos sindicatos, a união com os movimentos sociais, a luta por democracia, inclusão social, soberania, recuperação dos direitos e desenvolvimento.

O Sindicato dos Comerciários de Teresina, através do secretário Executivo da CUT-PI, Marcelino Moura, do secretário de Organização Política e Sindical, Paulo Roberto Santos, e da secretária de Segurança e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Iraneide Ribeiro, participou ativamente dos debates da construção do planejamento estratégico para 2020.

Segundo Marcelino Moura, o fortalecimento sindical tem que ser a base da luta, onde os sindicatos devem criar condições para apoiar os trabalhadores e trabalhadoras no seu local de trabalho, denunciando a exploração e lutando também pela recuperação de empregos formais e de qualidade.

O secretário de Organização Política e Sindical, Paulo Roberto, afirmou que uma das bandeiras, para ampliar a sindicalização, organizar os trabalhadores nos locais de trabalho, é levar o debate para as cidades do interior do Estado, dando maior atenção na resolução dos problemas na base.

Para Iraneide Ribeiro, secretária de Segurança e Saúde do Trabalhador, a conscientização sobre a importância do uso de equipamentos de segurança e de doenças ocupacionais, através de debates e palestras, será uma constante, uma vez que é crescente o número de acidentes de trabalho.

De acordo com o presidente da CUT-PI, Paulo Bezerra, a central e os sindicatos filiados se preparam para o enfrentamento político contra este governo marcado pelo retrocesso, pela retirada de direitos neste ano de 2020. “Vamos continuar nas ruas, lutando por democracia, empregos, inclusão e desenvolvimento”, disse o sindicalista.