Publicada Quarta-Feira, 18/03/2020
Coronavírus: Nota Oficil do Sindicato

O Sindicato os Comerciários de Teresina, representante legítimo dos empregados e empregadas do comércio, reafirma o compromisso de continuar na defesa e preservação dos empregos e da economia do município.

Diante da situação de avanço do novo coronavírus, com centenas de casos confirmados e com mortes em nosso país, e de registros de casos suspeitos em Teresina, o Sindicato dos Comerciários de Teresina está aberto para colaborar com as autoridades para preservar a saúde da categoria comerciária e os clientes.

Já como contribuição, apresentamos como propostas a redução temporária da jornada de trabalho, férias coletivas, a preservação da saúde de trabalhadores doentes crônicos, trabalhadores com idade acima de 60 anos, trabalhadoras grávidas, e que as empresas afastem aqueles trabalhadores que apresentem sintomas de gripe, sem prejuízo salarial. No caso de suspeita ou confirmação do coronavírus, que a empresa afaste o trabalhador sem prejuízo de salário e sem obrigação de apresentar atestado médico.

Por outro lado, o Sindicato dos Comerciários de Teresina exige do setor empresarial que cumpra as mediadas sanitárias para zelar pela saúde dos trabalhadores e trabalhadoras e clientes, colocando à disposição álcool em gel, máscaras, sabão e toalhas descartáveis, como forma de prevenção, uma orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Até o momento, o Poder Público Municipal só se manifestou em relação às instituições públicas, suspendendo as aulas e atividades que envolvam grandes aglomerações de pessoas. Na iniciativa privada, as escolas da rede particular de ensino suspenderam também as aulas e o Setut reduziu a frota do transporte coletivo em 30%.

Para provocar a intervenção do Poder Público Municipal e procurar solução, o Sindicato dos Comerciários está marcando audiências com o prefeito de Teresina e com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, para tratar do assunto, afinal a meta e a prioridade, no momento, é zelar pela saúde, diante do cenário tenebroso do coronavírus.

À DIREÇÃO DO SINDCOM